Happy Place – curta de animação tenso
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de curta metragem e eu trouxe um curta pesadinho, apesar de ter um nome fofinho e começar bem. Então vamos nessa com Happy Place.
Happy Place (Lugar Feliz) é um curta de animação dos alunos do Sheridan College: Sheridan Animation 3rd Year Group Film 2021-2022. Se eu entendi bem, são alunos do terceiro ano do curso deles lá.
O curta começa em um lugar feliz, onde três amigas, crianças, brincam felizes e sem preocupações. Então corta e estamos no futuro. A menina agora é uma jovem, em um lugar não tão feliz assim.
Essa garota vive em um mundo onde existe essa espécie de serviço, onde você paga para rever/reviver suas memórias boas. Mas ela é uma viciada e já está ficando sem dinheiro. Então é pesado.
Então assista aí ao Happy Place:
Eu gostei demais desse curta. Eu sempre acho elegante essa crítica de como a tecnologia pode nos dar boas ferramentas que sempre viram produtos malucos num mundo capitalista quebrado. E quando eu digo isso eu não estou falando só do custo não. Eu não sei pelo que a personagem passou, mas imagino que ela não precisasse fugir tanto do mundo real se tivesse apoio psicológico gratuito, por exemplo.
É possível entrar em uma discussão mais complexa sobre como as tecnologias (e as megacorporações por trás delas) têm terceirizado nossas memórias, mas isso é uma conversa para outro dia.
Porém, ficando mais no raso mesmo, é basicamente um curta sobre drogas. É um curta sobre quando não sobra nada a não ser fugir da realidade a qualquer custo. Mas é claro que, antes de criticar as drogas, é preciso entender qual o contexto que joga as pessoas (tantas pessoas) nessa situação de desesperança.
E o final é uma porrada né.
Ah sim. Eu já ia esquecer de comentar o traço. Achei incrível que o desenho é super simplificado, mas a personagem é muito expressiva. Eles conseguem passar emoção com um traço bem simples. Adorei. Adorei as mãos.
Esse curta me lembra muito um outro curta chamado Best Friend. Assista também.
Então é isso, curta excelente. Adorei.
Mas e você? O que acha que aconteceu com essa menina para ela chegar nesse ponto?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.