Highway – curta de suspense weird fiction

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de curta metragem e eu trouxe um curta esquisitíssimo, mas deveras interessante. Então vamos nessa com Highway.

Highway

Highway é um curta da Alter, um canal com muitos curtas de terror e de ficção científica que vivem aparecendo por aqui. Esse curta poderia ser ficção científica, mas também poderia ser algo místico e nunca tentam explicar muito bem. E é isso que eu chamo de weird fiction. Daria para chamar de terror também, eu acho, por causa do clima de tensão. Mas acho que está mais para um suspense agoniante mesmo.

O curta começa com uma garota andando por uma Highway (auto estrada? rodovia?) com seu fonezinho de ouvido. Então ela começa a captar pela rádio um noticiário do dia 12 de novembro. Mas ela está no dia 11 de novembro ainda. Então é tipo aquela série do jornal do dia seguinte, só que na rádio.

Daí nesse noticiário diz que continua chovendo e que começou na noite anterior. Ela estranha, mas segue andando até conseguir carona com uma família muito estranha com um sotaque super carregado. Ela é meio quietona e esquisita e não consegue interagir com a família. Então ela põe o fone e ouve algo que é meio assustador. Lembrando que o fone está tocando o jornal do dia seguinte.

Infelizmente o curta só tem legendas em inglês. Mas é mais fácil entender pela legenda.

Depois do vídeo eu vou falar o que acontece para quem não conseguir ler em inglês. Então assista mesmo assim e siga no post.

Assista aí ao Highway:

Eu vou falar o que acontece, para quem não tiver conseguido pegar. Ela ouve sobre uma enchente na rádio do futuro, mas não dá muita ideia. Dentro do carro ela pergunta que dia é hoje e confirmam para ela que é dia 11 (o programa do rádio é do dia 12). Perguntam para ela se ela tem algum trauma, ela diz que sim, mas fica na dela e põe o fone de novo.

Então é aí que vem a parada, porque na rádio dizem que foi encontrado um carro com 5 corpos. O carro ficou preso na enchente e todos eles estão mortos. As descrições das pessoas batem com a família no carro. Então ela começa a falar para a família parar para ela poder sair do carro. Ela sai e o programa da rádio muda.

Agora o programa fala sobre um corpo encontrado. O corpo da jovem desaparecida Hester Black (que é ela), atropelada por um carro na rodovia. Então ela começa a ficar cabreira de novo. E o curta acaba.

O que eu achei de Highway?

Eu gostei do curta. É um caso clássico de sina. Ela consegue saber como vai morrer, consegue escapar da morte só para saber que está em perigo de novo e de novo e de novo e de novo. Porque no fundo ela é uma adolescente na estrada e pode morrer de muitos jeitos. Tem várias histórias nesse sentido. É um estilo trágico, quando o personagem foge da tragédia, mas seu destino inescapável é a tragédia.

Além disso existe um segundo texto que pode gerar uma análise ainda melhor. Ela é uma jovem, sozinha na estrada, com um trauma. Provavelmente essa menina foi abusada por alguém ou algo do tipo. Então isso abre uma nova margem de interpretação para o curta inteiro. É magia? É ciência? Ou ela está simplesmente pirada e só consegue esperar o pior do futuro porque quem ela confiava abusou dela? Claro que eu estou indo longe demais na interpretação com elementos que não aparecem no curta. Mas curta sempre deixa coisa faltando. Então cabe a interpretação.

De qualquer forma é um curta bem interessante.

Então é isso. Curta interessante. Gostei bastante.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta