Segredos Oficiais – resenha sem spoiler
Salve, salve, seres humanos da terra.
Passando rapidamente, ou nem tão rapidamente assim, para falar de um filme muito legal que eu assisti essa semana, o Segredos Oficiais (Official Secrets no original). Esse é um filme baseado em uma escândalo real e em uma guerra real também.
Official Secrets é um filme do final do ano passado e que eu já tinha falado sobre o trailer aqui. Eu tinha gostado do trailer, mas o filme passou direto quando saiu e eu acabei deixando passar. Finalmente assisti, então vamos lá.
Official Secrets – resenha sem spoiler
Segredos Oficiais conta a história real de Katharine Gun (interpretada pela Keira Knightley), uma tradutora do serviço de inteligência Britânico, que vazou um e-mail secreto. Esse e-mail acabou sendo publicado em um jornal e isso gera um monte de consequências.
O email era um pedido da NSA, para que a inteligência britânica apoiasse a agência em uma atividade ilegal. Descobrir podres de outros países, membros do conselho de segurança (Angola, Bulgaria, Camarões, Chile, Guiné e Paquistão), votassem a favor da Guerra no Iraque.
Então resumindo, Os Estados Unidos queria que o Reino Unido chantageasse outros países para que a guerra fosse aprovada pela ONU. Katharine Gun vaza o e-mail e zoa o processo. A proposta é rejeitada pela ONU, mas a guerra acontece mesmo assim (de forma ilegal, mas quem liga?).
Saddam Hussein acabou preso, julgado e morto. O Iraque ficou sem uma liderança forte, sendo joguete dos Estados Unidos e do Irã até hoje. A Al Qaeda iraquiana se armou e se radicalizou ainda mais e virou o Daesh (auto intitulado estado islâmico, mas que não é estado e nem é islâmico). Lembra do quase início de guerra entre Estados Unidos e Irã que rolou no começo desse ano? Pois é, tem a ver com isso, mas nada disso faz parte do filme.
O filme começa com o julgamento da Katharine Gun, volta alguns dias para mostrar como foi vazado e termina com o julgamento. Se você procurar para encontrar a história original, você vai saber o que aconteceu (filme de história real não tem spoiler), mas eu não vou contar. Mas saiba que tem uma reviravolta legal.
O que eu achei de Segredos Oficiais?
Como eu disse, o filme é baseado em fatos reais então não existe essa coisa de spoiler. Eu já sabia o final, mas isso não atrapalha a experiência do filme porque a execução é muito legal.
A parte do vazamento não é tão legal. É até bem fácil a forma como ela consegue fazer. Mas é a vida real né? Nem tudo é filme de espionagem. Mas, a parte jornalística do filme (para verificar se o documento é real) é muito legal. E depois tem a parte jurídica que é bem legal e vai levar ao clímax do filme.
Então é isso, o filme é uma história real, então não tem super espiões dando golpes ninja-kung-fu e tiro, porrada e bomba. Ele é bem morno em todos os seus elementos (espionagem, jornalismo, direito, relações pessoais), mas o conjunto da obra é muito legal.
A Keira Knightley está muito bem no papel e o filme usa muito bem as imagens de arquivo. Infelizmente não tem tempo (e nem interesse, eu acho) para trabalhar com as consequências da guerra do Iraque. Então o filme para no “a guerra é ilegal, é ruim e nós somos contra.”.
Concluindo. É um filme excelente sobre uma história muito importante. Eu recomendo muito.
Então é isso, recomendo o filme.
E você, conhecia essa história? Ficou interessado?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
2 Resultados
[…] um produtor musical que vive uma vida louca e perdeu o emprego recentemente. E a Keira Knightley (Segredos Oficiais), uma música amadora que perdeu o namorado […]
[…] falar de um filme muito doido sobre um caso real de vazamento de informações. Sabe, tipo Snowden, Segredos Oficiais e outras obras do tipo. Então vamos nessa com a Realidade, mais ou menos. […]