Segredos Oficiais – resenha sem spoiler

Salve, salve, seres humanos da terra.
Passando rapidamente, ou nem tão rapidamente assim, para falar de um filme muito legal que eu assisti essa semana, o Segredos Oficiais (Official Secrets no original). Esse é um filme baseado em uma escândalo real e em uma guerra real também.

Segredos Oficiais

Official Secrets é um filme do final do ano passado e que eu já tinha falado sobre o trailer aqui. Eu tinha gostado do trailer, mas o filme passou direto quando saiu e eu acabei deixando passar. Finalmente assisti, então vamos lá.

Official Secrets – resenha sem spoiler

Segredos Oficiais conta a história real de Katharine Gun (interpretada pela Keira Knightley), uma tradutora do serviço de inteligência Britânico, que vazou um e-mail secreto. Esse e-mail acabou sendo publicado em um jornal e isso gera um monte de consequências.

O email era um pedido da NSA, para que a inteligência britânica apoiasse a agência em uma atividade ilegal. Descobrir podres de outros países, membros do conselho de segurança (Angola, Bulgaria, Camarões, Chile, Guiné e Paquistão), votassem a favor da Guerra no Iraque.

the observer official secrets
Revelado: Truques sujos dos Estados Unidos para vencer votação da Guerra do Iraque


Então resumindo, Os Estados Unidos queria que o Reino Unido chantageasse outros países para que a guerra fosse aprovada pela ONU. Katharine Gun vaza o e-mail e zoa o processo. A proposta é rejeitada pela ONU, mas a guerra acontece mesmo assim (de forma ilegal, mas quem liga?).

Saddam Hussein acabou preso, julgado e morto. O Iraque ficou sem uma liderança forte, sendo joguete dos Estados Unidos e do Irã até hoje. A Al Qaeda iraquiana se armou e se radicalizou ainda mais e virou o Daesh (auto intitulado estado islâmico, mas que não é estado e nem é islâmico). Lembra do quase início de guerra entre Estados Unidos e Irã que rolou no começo desse ano? Pois é, tem a ver com isso, mas nada disso faz parte do filme.

O filme começa com o julgamento da Katharine Gun, volta alguns dias para mostrar como foi vazado e termina com o julgamento. Se você procurar para encontrar a história original, você vai saber o que aconteceu (filme de história real não tem spoiler), mas eu não vou contar. Mas saiba que tem uma reviravolta legal.

Official Secrets, Keira Knightley as Katharina Gun
Keira Knightley in Official Secrets by Gavin Hood

O que eu achei de Segredos Oficiais?

Como eu disse, o filme é baseado em fatos reais então não existe essa coisa de spoiler. Eu já sabia o final, mas isso não atrapalha a experiência do filme porque a execução é muito legal.

A parte do vazamento não é tão legal. É até bem fácil a forma como ela consegue fazer. Mas é a vida real né? Nem tudo é filme de espionagem. Mas, a parte jornalística do filme (para verificar se o documento é real) é muito legal. E depois tem a parte jurídica que é bem legal e vai levar ao clímax do filme.

Então é isso, o filme é uma história real, então não tem super espiões dando golpes ninja-kung-fu e tiro, porrada e bomba. Ele é bem morno em todos os seus elementos (espionagem, jornalismo, direito, relações pessoais), mas o conjunto da obra é muito legal.

A Keira Knightley está muito bem no papel e o filme usa muito bem as imagens de arquivo. Infelizmente não tem tempo (e nem interesse, eu acho) para trabalhar com as consequências da guerra do Iraque. Então o filme para no “a guerra é ilegal, é ruim e nós somos contra.”.

Concluindo. É um filme excelente sobre uma história muito importante. Eu recomendo muito.

Segredos Oficiais
Keira Knightley e Katharine Gun

Então é isso, recomendo o filme.
E você, conhecia essa história? Ficou interessado?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 3 janeiro, 2023

    […] um produtor musical que vive uma vida louca e perdeu o emprego recentemente. E a Keira Knightley (Segredos Oficiais), uma música amadora que perdeu o namorado […]

  2. 21 maio, 2023

    […] falar de um filme muito doido sobre um caso real de vazamento de informações. Sabe, tipo Snowden, Segredos Oficiais e outras obras do tipo. Então vamos nessa com a Realidade, mais ou menos. […]

Deixe uma resposta