Tenkuu Shipan – anime da Netflix – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de uma anime bem esquisitinho. Já adianto que eu não gostei tanto, então vou dar um panorama bem geral, porque eu realmente não vou recomendar. Então vamos nessa com Tenkuu Shipan.

Tenkuu Shipan

Tenkuu Shipan (Sem Saída) é um anime original da Netflix e isso já quer dizer alguma coisa. Lembra quando começaram a sair notícias de que a Netflix usava algoritmos para saber os temas que as pessoas gostavam para montar as séries. Pois é, assim surgiu Stranger Things e algumas outras tentativas esquecíveis de séries modinha. A sensação que eu tenho é que a Netflix criou Tenkuu Shipan exatamente desse jeito. Mas deixa eu falar da historinha.

A premissa parece simples, simplesmente porque o anime não explica nada de coisa nenhuma. Uma garota chamada Yuri Honjo acorda em um mundo estranho sem saber o motivo (é um anime Isekai). Nesse mundo, quase tudo acontece nos telhados dos prédios que são ligados por pontes. Nesse mundo existem pessoas normais, e pessoas mascaradas. Inicialmente é dito que os mascarados não matam, eles só tocam o terror até que as pessoas se matem, mas depois isso é esquecido.

Então esse mundo é um grande jogão, a pessoa fica andando para lá e para cá entre prédios, tentando sobreviver a inimigos mascarados, pegar itens e encontrar outras pessoas, que podem ser bem ou mal intencionados. A Yuri tem um irmão que também está nesse mundo. E um dos mascarados, o Sniper mascarado, parece que conhece eles de algum lugar.

Então tem o grande mistério de quem, ou o quê, criou esse mundo. Qual o objetivo disso? A Yuri vai tentar encontrar o irmão e descobrir como sair desse mundo.

Pessoas Próximas de Deus?! PORQUÊ?!

Depois começa um papo doido de que existem “pessoas próximas de deus”, que deve ser uma tradução ruim, que são pessoas com poderes nesse mundo. Yuri fica amiga de uma mossa chamada Mayuko Nise, que em um momento de aperto precisa colocar uma das máscaras. As máscaras transmitem um código que transformam as pessoas. Tem mascarados que falam, tem uns que não e só são psicopatas mesmo e é tudo uma zona.

Então começam a aparecer esses mais próximos de deus, que começam a controlar esses mascarados, que também são chamados de anjos agora. Daí a Yuri encontra uma máscara sem boca, que é uma dessas que dá poderes para ela. Então ela vira super, ganha poderes e fica mais próxima de deus.

O clímax da série é quando você descobre que tem um cara que controla vários mascarados ao mesmo tempo e ele quer fazer alguma coisa que eu não lembro mais. Mas daí começa uma porradaria entre Yuri e todos os inimigos que viraram amigos contra esse super cara. O que cada um quer se perde no meio da confusão.

Tenkuu Shipan

To vendo aqui que tem um mangá, então talvez o roteiro de qualidade duvidosa não seja da Netflix. Mas não mudo o fato da série ser ruim.

O que eu achei de Tenkuu Shipan?

Eu achei um anime vazio de sentido e de motivo de existir. Ele pega Isekai, que é a grande modinha atual dos animes, sangue e assassinato para fingir que é muito adulto, muito Ecchi com personagens vestidas de colegial e muito close na calcinha e uma dinâmica de joguinho/sistema, que também é uma modinha atual. Mas na hora de amarrar isso com uma história… não tem.

A história vai de nada para lugar nenhum. O sistema é idiota. Os personagens são irrelevantes e as cenas são mal conectadas. Fora que o cenário como um todo é muito limitado e desenhado com preguiça. Eles ficam andando por prédios e corredores todos iguais, enfrentando inimigos todos muito parecidos. Seria aceitável se fosse um jogo desses onde os cenários são gerados automaticamente, mas como narrativa é pobre.

Na verdade isso até daria um bom jogo. Porque dá para criar tudo automaticamente. Você começa tendo que sobreviver, até conseguir uma máscara e começar a andar por aí com seus mascarados. Os outros jogadores (ou IAs) vão evoluindo ao mesmo tempo e andando por aí com sua party de mascarados. Você vai gastar seus pontos com poderes tipo força e velocidade? Ou vai aumentar seu poder controlar mascarados? Poderia ser um bom jogo.

Mas é um anime ruim. Não recomendo.

Tenkuu Shipan

Então é isso. Anime triste e cansado. Não gostei.
Mas e você? Discorda de tudo o que eu falei?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post, mesmo que seja para me xingarem mais.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta