The Report – baseado em um escândalo real – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Já faz um tempo que eu falei de The Torture Report aqui. Eu disse que era um filme obrigatório por se tratar de uma história real de política real, mas esqueci do filme por um tempo até que, finalmente, assisti essa semana. Então vamos lá falar de The Torture Report.
The Report – resenha
The Report (The Torture Report no poster) é um filme do Scott Z. Burns com o Adam Driver (História de um Casamento, Kylo Ren na trilogia nova de Star Wars). O filme é baseado em uma história real, mais especificamente em um documento real e na bizarra história por trás desse relatório.
Vou falar da história, devo acabar soltando um spoiler, mas isso é história real do mundo, então não vou considerar como spoiler. Notícia não é spoiler. Mas eu vou tentar pegar leve.
A história:
A história (resumindo muito) é mais ou menos a seguinte: Em 2005, fitas de vídeo com seções de interrogatório da CIA desapareceram. Isso deu a maior treta e, por conta disso, uma comissão do Senado foi formada para analisar os documentos da CIA.
A CIA liberou uma sala com acesso a todos os arquivos da época (mais de 6 milhões de páginas de documentos, relatórios e emails) para que uma equipe do senado apurasse os acontecimentos. A equipe era liderada pelo Daniel J. Jones (Adam Driver) com 3 republicanos e 3 democratas. Eles tinham que analisar o que aconteceu e escrever um relatório. The Torture Report é a história desse relatório.
Problemas:
É claro que a CIA não ia deixar barato e começa a dificultar os trabalhos. Primeiro eles conseguem impedir (juridicamente) que a equipe converse com qualquer agente. Então os republicanos acham que o projeto não vai para lugar nenhum e abandonam o projeto. Daí ficam apenas 3 membros da comissão para analisar anos de documentos da CIA. Mas, mesmo com todas as dificuldades, eles continuam mesmo assim.
O relatório final tem mais de seis mil páginas. E a CIA tenta desacreditar e impedir que o relatório seja publicado, mesmo que parcialmente.
The Report – O Relatório:
O grande tema do relatório é sobre o que ficou conhecido como Enhanced Interrogation Techniques (Técnicas Avançadas de Interrogatório), um projeto defendido por dois psicólogos da Força Aérea, que eram, basicamente, tortura, afogamento e humilhação de prisioneiros.
Aquele caso das fotos vazadas da prisão em Abu Ghraib, são dos interrogatórios desse período. Talvez você já tenha ouvido falar, talvez não. Eu não recomendo que você procure as fotos, mas vou deixar um link de uma matéria à respeito bem aqui. As imagens são pesadas, então não recomendo para pessoas sensíveis.
Abu Ghraib torture and prisoner abuse
Além de ser errado (para caramba!), não existia nenhuma evidência de que os métodos funcionavam e de que as informações conseguidas com a tortura foram úteis para qualquer coisa. Então tem toda uma treta, onde agentes internos da CIA já sabiam que não funcionava, mas tinham que defender publicamente que os métodos funcionavam. Isso se desdobra em várias outras questões de abuso, manipulação de informação, a CIA mentindo para o Congresso, casos bizarros de tortura, evidências fraudadas e até mesmo o nacionalismo de alguns agentes.
Alguns dos agentes realmente acreditam que a tortura era necessária para salvar vidas e tal.
Repercussão:
Além dos fatos do relatório em si, acompanhamos a repercussão e as consequências dele. Temos as consequências na vida do próprio Daniel, que passa 5 anos produzindo o relatório e fica totalmente obcecado. E tem também as consequências políticas, porque publicar o relatório poderia significar a perda de apoio da CIA. Tem que votar o que vai ser publicado, o que não vai e vários problemas surgem.
Mas isso já é mais para o final do filme e aí eu não vou revelar mais. Existem tretas políticas e no fim das contas, um resumo executivo é publicado, com algumas restrições e muitos cortes.
Concluindo:
E esse é o The Torture Report, a história de um grupo pequeno de pessoas fazendo um relatório enorme expondo a maior agência de espionagem do mundo e sofrendo as consequências, políticas e psicológicas, disso.
O que eu achei de The Report:
The Torture Report é um filmão! É um ótimo filme para lembrar que tem muita coisa acontecendo e que nós não sabemos. É um ótimo filme para lembrar que a política é foda e que os Estados Unidos é um país escroto para caramba.
Os cortes são muito bem feitos e te mostram as coisas acontecendo (em flashback) enquanto temos as pessoas pesquisando aquelas coisas. A tensão permanece o tempo todo, mesmo sendo baseado em uma história real que a gente já conhece. Tortura é tenso e o filme é muito tenso.
O Adam Driver é um ator desgraçado de bom e carrega a história nas costas, até porque ele está em cena a maior parte do tempo.
Resumindo: Baita filme. Recomendo muito.
The Torture Report está disponível na Amazon Prime Video.
Então é isso, filmaço, recomendo muito.
E você, conhecia essa história? Ficou interessado?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.