The Stained Club – curta de animação

Salve, salve, seres humanos e adultos da terra.
Esse é o último post de curta metragem do ano e eu guardei esse curta para uma ocasião especial. Na verdade, eu vi The Stained Club já há algum tempo, mas achei ele tão denso que preferi guardar para quando eu estivesse pronto para lidar com ele. Então chegou a hora.

The Stained Club


The Stained Club é um curta premiado, produzido como projeto de graduação de um grupo de alunos da Supinfocom Rubika, que é uma escola francesa de animação.

O curta conta a história de um garotinho que tem manchas, ou stains (no original), por isso, The Stained Club. Então ele conhece outros garotos que, assim como ele, possuem essas manchas. As manchas não são do mesmo tipo, mas ele acha bonito e eles se tornam meio que amigos.

É claro que existe uma simbologia (bem material, para dizer a verdade) nas manchas, mas o protagonista é muito jovem para entender. Até que, finalmente, ele compreende de onde suas manchas vem. Não vou falar mais, para não dar spoilers.

O curta é em francês, mas tem legendas em inglês, então da para acompanhar mais ou menos.

Assista aí ao The Stained Club:


Esse curta tem um traço muito fofo, mas é tudo enganação! Por que ele parece que vai ser fofinho, mas logo as coisas começam a ficar esquisitas e vira um terror bad vibe com tragédias pessoais e uma criança que claramente levou uma facada. Provavelmente de um dos pais.

A minha interpretação (baseada na descrição do vídeo) é que as manchas são cicatrizes: físicas para os três maiores, mas psicológicas para o menino protagonista. Algumas das manchas (alguns traumas) devem ser tão antigas que ele nem se lembra de como conseguiu, mas em dado momento ele tem maturidade para entender, e é quando o mundo dele quebra.

The Stained Club


Então, The Stained Club é, na verdade, o clubinho do trauma infantil. E isso é terrível caramba! Eu não sei você, mas eu fiquei abatido com esse curta que, me pegou totalmente desprevenido e me deixou muito, mas muito triste mesmo.

Por isso decidi que precisava dividir isso com os leitores aqui do site. É um curta triste, pesado, mas muito necessário. Além de artisticamente impecável.

É isso, The Stainded Club me deixou para baixo quando assisti pela primeira vez e agora de novo. Não tenho mais nada para dizer não.

OPA! Acabei de descobrir que o curta tem um site. E se você for lá você consegue ver fotos dos membros da equipe quando crianças. É muito fofinho! CLIQUE AQUI para ir para lá.

The Stained Club

Então é isso, um curta terrível para encerrar o ano (tem post amanhã, mas não é curta). Eu gostei, mesmo ficando triste-melancólico.
E você, o que achou de The Stained Club?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Véi, o curta é fantástico mas triste feito a porra. Obrigado por arruinar meu dia, maldito. 8)

Deixe uma resposta