Timber, um curta de terror sociopolítico com pedaços de madeira

Salve, salve, seres humanos, animais e plantas da terra.
Hoje é dia de curta metragem, então resolvi trazer um curta deveras interessante sobre… várias coisas. O curta de hoje é o Timber e eu já vou explicar melhor.

Timber

Timber é um curta de Nils Hedinger distribuído pelo Kurzfilm Agentur Hamburg. O curta conta a história de 5 pedaços de madeira (logs no original, que são pedaços de troncos naturais, não tábuas, por exemplo). Essas madeirinhas são restos de árvores desmatadas e estão em um lugar frio, cheio de neve, abandonados e solitários. Rapidamente eles percebem que, para se aquecer, eles precisam consumir parte de seus próprios corpos para fazer fogo.

Mas acontece que nem todos estão dispostos a se doar. E aí as coisas começam a acontecer. O traço é fofinho, mas a história é bem sinistra se você pensar bem.

Assista aí ao Timber:


Então vamos lá fazer a minha análise desse curta (eu me sinto tão pedante quando digo que vou fazer uma análise). Na descrição do vídeo no youtube, diz que é um curta sobre solidariedade, mas não é só isso.

Porque no meu título eu digo que é um “terror sociopolítico”? Terror porque são criaturas se mutilando para sobreviver, então se você pensar como um dos troncos, é uma histórias sobre assassinato e cheio de gore. Sociopolítico, porque é uma história sobre tomada de poder, de forma violenta, com sérias consequências.

Quando o grandão se recusa a dar um pedaço e os outros aceitam, sem se unirem contra ele, as coisas já começam a dar errado. Depois disso, temos um segundo momento onde o mais forte resolve ser violento, todos poderiam se juntar para enfrentá-lo, mas tem um “segundo mais forte”, que se une a ele. Os dois mais fortes, juntos, se tornam hegemônicos, é claro, mas obviamente essa aliança não dura muito, pois o déspota é sempre um déspota. Então o mais forte, que podia ter sido derrotado antes, caso todos tivessem se unido, trai seu aliado para reinar sozinho.

O louco só leal a si mesmo.

É isso que acontece. Se você apoia um louco que tem um pouco de poder a chegar ao poder, ele irá te trair mais cedo e mais tarte. O louco permanece louco. Eu posso estar falando desse curta ou da política real no Brasil. Deixo para a sua interpretação.

No fim, o louco é derrotado, pelo mais jovem, que parece fraco, mas se arma com a memória do mais antigo. Não chega a ser um final feliz, mas é um meio interessante.

Timber

Então é isso, um curta muito interessante e mais profundo do que parece numa primeira olhada. Eu adorei.
E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Sandro disse:

    O filme mostra claramente que a solidariedade ajuda a mater a vida, Se todos dessem um pouco de si (seja um trabalho, bem ou algo de valor), todos conseguem viver tranquilamente mas, a partir do momento que um resolve se entitular superior e os demais apoiam, todos sofrem por aceitarem um poder imposto sobre a comunidade.

  1. 5 fevereiro, 2023

    coursework writing service uk https://courseworkninja.com/

  2. 5 fevereiro, 2023
  3. 5 fevereiro, 2023

    coursework writing https://mycourseworkhelp.net/

  4. 5 fevereiro, 2023

    coursework moderation https://courseworkdownloads.com/

  5. 5 fevereiro, 2023
  6. 8 fevereiro, 2023
  7. 8 fevereiro, 2023

    free dating sites no payment https://jewish-dating-online.net/

  8. 8 fevereiro, 2023
  9. 8 fevereiro, 2023
  10. 8 fevereiro, 2023

    12 single dating site https://datingwebsiteshopper.com/

  11. 8 fevereiro, 2023

Deixe uma resposta