Toda Noite Estarei Lá – a luta de uma mulher trans para frequentar a igreja – doc trailer

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de trailer e eu quero falar de um doc brasileira bastante interessante. Então vamos nessa com Toda Noite Estarei Lá.

Toda Noite Estarei Lá

Toda Noite Estarei Lá é um documentário da Desconloniza Filmes e conta a história da Mel Rosário, uma mulher transexual que travou uma luta para poder frequentar uma igreja depois de sofrer um ataque transfóbico.

Filmado ao longo de quatro anos, entre 2018 e 2022, TODA NOITE ESTAREI LÁ, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, acompanha a jornada de Mel Rosário, de 58 anos, que após sofrer uma agressão transfóbica, todas as noites, se põe diante da igreja neopentecostal que a impede de frequentar. O documentário é uma produção da Graúna Digital, em associação com Filmes Fritos, distribuído pela Descoloniza Filmes, e chega aos cinemas em 30 de maio.

“A Mel é uma travesti defensora dos direitos humanos. Ela enfrenta todos os dias uma sociedade que oprime e desumaniza pessoas LGBTQIAP+. Muita gente se apoia nos discursos fundamentalistas de algumas igrejas para justificar a LGBTFOBIA. A gente costuma dizer que a Mel é uma outsider tanto no contexto da igreja e da religião com a qual ela se identifica, porque essa igreja não acolhe pessoas como ela,  quanto no contexto progressista que tem extrema dificuldade de dialogar com as religiões neo pentecostais, por exemplo.”

A luta da Mel propõe um encontro entre esses dois mundos e as documentaristas creem que quando as pessoas conhecem essa história elas reavaliam seus papeis nesses contextos. “Então, enquanto diretoras lésbicas, a gente acredita que que só existe transformação através de intervenção. Acreditamos que esse filme propõe um diálogo com quem pensa que existem vidas que valem menos que outras e que se não contarmos essas histórias, se não existirmos nas telas, se não construirmos um imaginário diferente, uma memória dessas vidas, a gente não muda essa realidade. Quantas heroínas travestis existem no cinema brasileiro? Quantas travestis a gente conhece? Quantas frequentam a nossa casa? A Mel também está nesse lugar de representar uma população sub-representada no nosso imaginário e nas nossas telas.”

Assista aí ao trailer de Toda Noite Estarei Lá:

Eu acho que vai ser um doc bem interessante, porque o tema é bom e porque a história é real. Mesmo que eu não recomende igreja para ninguém, eu defendo o direito das pessoas professarem (é assim que fala?) sua fé. O doc ganhou alguns prêmios inclusive.

A informação que chegou para mim é que esse doc vai estrear amanhã, dia 30, nos cinemas. Em quais cinemas eu não sei, porque quantos cinemas você conhece na sua cidade que passam documentários políticos? Eu não sei onde ver.

Mas quero ver. Vou ver por onde sai essa parada aí e volto aqui para contar para vocês. Se quiser saber, comenta aqui. Se souber, comenta aqui também.

Esse conteúdo chegou para mim via Release. Se quiser me mandar releases, mande para [email protected].

Toda Noite Estarei Lá

Então é isso. Doc maneiro. Quero assistir.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

via Release.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta