Tudo Sobre Minha Mãe (1999) – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha de filme velho, mas eu só assisti agora, então vou falar dele agora. A vida é assim mesmo. Então vamos nessa com Tudo Sobre a Minha Mãe.
Tudo Sobre a Minha Mãe é um filme do Almodóvar de 1999, antes do bug do milênio e antes de eu me entender como gente. Eu assisti porque minha amada amante me convidou para assistir. E é um filmão.
Tudo Sobre a Minha Mãe conta a história de Manuela, uma mulher que perde o filho em um acidente de carro. Acontece que o filho estava tentando pegar um autógrafo de uma atriz e isso vai ter ligação com o passado da mãe, que ele nem sabia.
Depois do luto, ela volta para a sua cidade natal, para reencontrar Lola, uma mulher trans que é o pai do garoto. Mas antes ela reencontra uma amiga, a Agrado, uma outra mulher trans, garota de programa também.
Por meio da Agrado, Manuela conhece uma freira, que tenta arrumar um emprego para ela. Mas daí temos uma reviravolta porque a Freira está grávida… da Lola também.
Enquanto ajuda a freira, Manuela fica amiga das atrizes do dia da morte do filho. E elas fazem uma peça que Manuela fez quando era jovem. Uma das atrizes é drogada, Manuela faz o papel no lugar dela, enquanto vai fazendo parte da vida desse monte de mulheres.
O que eu achei de Tudo Sobre Minha Mãe?
Esse é filme é fantástico. Não acontece nada de incrível e fantástico e mirabolante, mas é um drama de mulheres diversas em todas as suas complexidades. A protagonista, que tinha um lugar bem mundano na vida do filho, e mostra super interessante quando começamos a entender seu passado e suas antigas amizades.
A grande coisa do filme é que os personagens são bons de verdade, sem maniqueísmos. Até Lola, que é retratada como uma escrota (e é mesmo, pai ausente, mesmo sendo mulher), não cai numa narrativa de “é só ruim”. A Freira que engravida. A Agrado. E a relação abusiva entre as atrizes. Todas elas são muito interessantes e os diálogos são maravilhosos.
É um filmão. Se puder assista esse filme. Recomendo demais.
O filme está no Prime Video, mas infelizmente só está dublado, sem nenhuma opção de legenda. E a dublagem é bem ruinzinha.
Preciso agradecer à gatinha que me apresentou a essa beleza. Obrigado, lindona.
Então é isso. Filmão. Recomendo.
Mas e você? Sabe tudo sobre sua mãe?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
Meu amor, sua resenha conseguiu falar de forma linda sobre esse filme que tanto amo. Beijos, meu lindo.