UTOPIA – série sobre conspirações – resenha com alguns spoilers
Salve, salve, seres humanos e coelhos da terra.
Esses dias eu resolvi assistir a uma série que vivia aparecendo para mim como trailer na Amazon Prime: a série Utopia. Ela aparecia com referências a quadrinhos, gore, umas páginas psicodélicas e conspirações. Então resolvi assistir.
Utopia é uma série sobre teorias de conspiração envolvendo a indústria farmacêutica e vacinas. A série é uma adaptação americana de uma série britânica de 2013. Ela deve ter sido produzida ao longo de 2019, mas saiu em 2020 e o timing foi terrível. Porque saiu em setembro de 2020, no meio da pandemia.
A história de Dystopia e Utopia:
Utopia conta a história de um grupo de freaks viciados em uma história em quadrinhos.
Existe essa história chamada Distopia, uma história em quadrinhos escrita por um auto misterioso. Distopia conta a história de Jessica Hyde, uma garotinha filha de um cientista que é controlado para criar doenças para um vilão, o Sr. Coelho.
De acordo com essa galera, nas páginas de Distopia existem informações secretas sobre várias pandemias e doenças secretas do mundo. Previsões. Mas o autor desapareceu e Distopia nunca teve uma continuação.
A história começa mesmo quando um casal compra uma casa e encontra as páginas de Utopia, a continuação de Distopia. Eles decidem vender, algumas pessoas querem comprar só porque gostam do gibi, mas os protagonistas querem comprar porque eles cultuam o gibi com os segredos da conspiração.
A conspiração:
E é aí que começa o problema da série. A conspiração é real. Doenças são criadas por um grupo super secreto com agentes espalhados pelo mundo todo. Assassinos, políticos e mais um monte de gente, todos fazendo parte desse projeto muito doido chamado A Colheita. E Jessica Hyde também é real.
Então um grupo de nerds conspiracionistas descobre que estão certos e se vêm presos com uma doida guerrilheira enfrentando uma conspiração global com muitos poderes. E, seguindo a linha da conspiração, doenças são fabricadas para matar pessoas e vacinas são usadas para coisas do mal também. Aí essa série sai em 2020… Foi cancelada.
O que eu achei de Utopia?
Eu tenho sentimentos conflitantes sobre essa série. Como ficção ela funciona: o inimigo é poderoso, tem ação, tem reviravoltas malucas, tem sangue e morte, tem gore, tem gente morrendo e mais um monte de maluquice que é legal de ver em obras de ficção.
Mas, meu primeiro pensamento é: Puta ideia errada!
É uma série de conspiração com metalinguagem. É uma obra de ficção (a série) chamada Utopia, sobre outra série de ficção chamada Utopia (a hq) que fala verdades sobre uma conspiração. O que impede que gente retardada conspiracionista de verdade acredite que as mensagens da série são reais. A galera dodói antivacina aceita tudo e qualquer coisa como um sinal que comprava as suas teorias de que vacinas vão transformar pessoas em jacarés. (É claro que o capitalismo nunca está envolvido, mas isso é outra história).
Então, de primeira, eu penso: “Não dá para ficar fazendo essas séries sobre teorias de conspiração porque isso valida as ideia errada de quem já é conspiracionista… e são muitos”.
Mas aí me vem meu segundo pensamento: O escritor de ficção não pode ser responsável pela imbecilidade galopante de gente que não sabe mais diferenciar realidade e ficção. Ficção é ficção e conspirações são comuns na ficção: sempre foram. Novamente, a série original é de 2013 e o remake saiu em 2020, mas foi produzido antes.
É ficção! É repetitivo, mas ser repetitivo não é crime. O timing foi horrível, mas fazer o que né? A série já estava paga.
Concluindo:
A série tem problemas, tem algumas saídas fáceis, mas no geral ela funciona bem em sua maluquice. O ritmo é legal, a narrativa funciona e os personagens são interessantes.
É uma série ok de ficção. Não é nada perto de genial, mas dá para assistir numa boa. E não, não é uma série sobre quadrinhos, nenhum personagem é fã de quadrinhos e narrativa sequencial não importa. Só importam as pistas nas páginas.
Essa série que eu assisti está no Prime, mas você pode procurar a original britânica, porque acho que ela encerrou sem ser cancelada.
Então é isso. Pode assistir Utopia sem remorso. Até curti um pouco.
E você, já viu algum trailer de Utopia? Acha errado uma série sobre conspiração envolvendo vacina? Discorda de tudo que eu falei.
Deixe sua opinião aqui na área decomentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço e tchau.
Existe dois tipos de realidade; a imaginativa, e a real, que está muito além da imaginação. É incrível que mesmo que mesmo as teorias conspiratórias sendo cada vez mais comprovadas, mentes ingênuas ainda vivam no mundo de Pollyana.