Viúva Negra, o filme – resenha sem spoiler
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje era dia de post de arte, eu já estava com o post agendado, mas daí saiu o filme da Viúva Negra ontem (dia 9), eu assisti rapidão e vim aqui dar opinião, mesmo que ninguém tenha pedido. Então vamos lá falar do filme da Vingadora morta.
Viúva Negra – resenha sem spoiler:
Viúva Negra tinha o potencial de ser o primeiro filme de heroína em muito tempo (desde o filme da Mulher Gato, se não me engano). Mas, a Marvel não quis, ficou ensebando e lançou um filme da personagem só agora que a personagem já está morta e enterrada. É impossível, pelo menos para mim, não levar isso em consideração enquanto assisto o filme. Então sim, vai interferir na minha resenha. Ta avisado.
A parte central do filme acontece depois de Guerra Civil, quando o grupo do Capitão América (a Viúva inclusive) passou a ser procurado por ter violado o tratado de Sokóvia. E é antes de Guerra Infinita, quando a moçada enfrenta o Thanos pela primeira vez e todo mundo se explode.
Background:
Mas o filme começa com um flashback mostrando a jovem Natashina vivendo com sua família de mentira e fugindo dos Estados Unidos.
A história é mais ou menos o seguinte: a Natasha treina na Sala Vermelha desde cedo para ser uma espiã. Ainda muito jovem ela veio para os Estados Unidos como uma família junto com outros agentes para roubar uns segredos e tal. De volta à Russia, ela e a irmãzinha, a Yelena Belova (a menina do Midsommar) são devolvidas para a Sala Vermelha para serem destroçadas e se tornarem máquinas de matar.
Em algum momento a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro destruíram a Sala Vermelha.
Agora:
No presente (do filme, que é antes da Viúva Negra morrer, não esqueça), uma nova Sala Vermelha está na ativa, usando mecanismos químicos para controlar suas agentes. Yelena consegue sair do efeito da droga. A Viúva Negra só quer ficar de boa escondida, mas elas acabam se encontrando por conta de uma rede de esconderijos que elas mantinham.
Então a Viúva Negra fica sabendo que a Sala Vermelha está de volta ainda pior, porque esse controle mental químico é brabo. Então elas decidem derrubar a Sala Vermelha, custe o que custar.
Outros Personagens:
Para conseguir encontrar a nova Sala Vermelha, eles vão atrás de um antigo agente, o pai da família de mentira, o Guardião Vermelho. Ele é tipo o Capitão América da Russia.
E a Sala Vermelho, além das viúvas, tem um super agente de campo, o Treinador (Taskmaster no original).
Tiro Porrada, Bomba e Viúva Negra caindo de prédios:
Daí o filme tem ação para cacete! Os protagonistas tentando encontrar a Sala Vermelha, fugir da Sala Vermelha ao mesmo tempo. E tem um climão meio familiar do tipo “A gente se gostava, mas será que a gente se gostava mesmo?”. Tem uns papos meio climão casos de família durante o filme, com muitas técnicas de recorrência. Muita coisa que aparece no flashback do começo do filme vai ser usada mais para frente.
Tem muita ação e a Viúva Negra vive caindo de lugares altos o tempo todo. Fiquei com pena da dublê dela, inclusive.
O que eu achei de Viúva Negra?
O filme é muito legal. O ritmo é bacana. A trilha funciona. A porradaria é muito legal, em especial as do Treinador. E a trama é interessante.
É um baita filme de espionagem super complexo com tramas dentro das tramas? Não. Tem um ou outro elemento de espionagem, mas é bem “o bem vence o mal, espanta o temporal”. Mocinhos (que já mataram muita gente nessa vida, mas são legais) contra caras mals.
Existe um vai e vem entre momentos de espionagem marota e momentos onde a sutileza saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. Por exemplo: Em uma cena ela viaja entre países com identidades falsas e a cena seguinte é uma perseguição de caveirão no meio da avenida. Tem uma que eu nem posso falar, mas as duas irmãs cometem um crime internacional que não tem como não sair em todos os jornais. Você vai saber do que eu estou falando.
Ah sim, eu preciso dizer isso. Tem momentos mal cortados, especialmente quando você precisa substituir atores. E tem momentos com os efeitos especiais mal acabados, em especial uma explosão com a Yelena que é terrível. É meio inaceitável para um filme que atrasou tanto. Dava tempo de dar uma melhorada na edição, mas talvez não tivesse dinheiro mesmo.
Mas, dizendo novamente, o filme é muito maneiro. Tem cenas completamente mentirosas e absurdas, mas são legais demais. A Viúva Negra é praticamente imortal (mas morreu) apanha e cai de lugares o tempo todo, mas nada consegue abalar uma mulher que já está morta.
Para Concluir:
Os diálogos são bem bons em sua maioria e a relação da Natasha com a Yelena é muito legal. E que personagem legal é a Yelena. Achei ela muito bacana.
O final é meio triste porque a gente já sabe que a Viúva Negra morreu entre uma cena pós-créditos e outro. Mas pode assistir sem medo. Recomendo demais. Scarlett Johansson rainha.
Se você ainda não viu, veja e depois vem aqui me contar o que você achou da piada do helicóptero. Você vai saber quando acontecer.
Então é isso, esses são meus pitacos sobre Viúva Negra, o filme atrasado em todos os sentidos. Mas valeu a pena esperar.
Mas e você, já viu? Está com vontade? Já viu e discorda de algo?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
Assisti ontem e gostei bastante do filme. Um dos melhores da marvel até hoje, embora tenha lá seus percalços, como você também notou (principalmente em estabelecer regras e certezas e depois ignorá-las completamente).
Mas a relação da “família” é muito boa (gosto muito do David Harbour, Rachel Weiss, a Scarlett nem se fala, e Florence Pugh está fantástica). Certamente um dos filmes que valem a pena rever.
Abração. 8)