Livros Pouco Conhecidos – 5 indicações (lista)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Esse é mais um post de lista e, desta vez, eu não trouxe nada violento e brutal com cenas sangrentas de quadrinhos. Hoje eu vou indicar livros pouco conhecidos. Alguns deles eu já resenhei aqui, então não vou falar muito. Vamos lá.

5 Livros Pouco conhecidos que eu indico:

5 – Crimes

Livros Pouco conhecidos - Crimes

Crimes é um livro que transita entre a ficção e a não ficção. Ele é escrito pelo Ferdinand Von Schirac, um escritor que também é advogado criminalista na Alemanha. Por isso, você não fica sabendo, durante todo o livro, quais dos casos são reais e quais não são.

Essa é a sinopse na Livraria Cultura:

“Um afável médico mata a esposa com um machado, após quarenta anos de casados. Antes de chamar a polícia, ele a esquarteja. Sua confissão é tão extraordinária quanto a pena que recebe. Ferdinand von Schirach, famoso advogado alemão, narra os casos mais curiosos que defendeu. As sentenças e desfechos são fruto de investigações minuciosas e da sensibilidade deste advogado-autor, que nunca se atém à superficialidade dos depoimentos e fatos.”

Essa sinopse da a entender que todas as histórias são reais, mas a da orelha do livro te deixa em dúvida. Mas no fim não importa, porque as histórias são muito boas mesmo.

O livro tem 11 contos em quase 200 páginas. É uma recomendação excelente para quem curte séries policiais. Eu já resenhei ele aqui no site, então CLIQUE AQUI para ler minha resenha de Crimes.

4 – O Homem que Calculava

O Homem Que Calculava é um livro bem famoso. Muita gente conhece e quase todo mundo já esbarrou com ele por aí em algumas livrarias. Mas, eu conheço poucas pessoas que já leram, de fato, esse livro (eu já estudei partes dele, mas não li todo).

Além disso, o que pouca gente sabe é que esse livro é, na verdade, brasileiro! Pois é, Malba Tahan, é um heterimo de um professor brasileiro chamado Julio Cesar de Mello e Souza.

O livro se passa em Bagdá, por volta do século 13, e conta a história de Beremiz Samir, um excepcional calculista persa. Durante a história, Beremiz viaja pela região resolvendo e explicando problemas matemáticos e quebra-cabeças dos mais diversos, além de contar histórias interessantes e ministrar aulas para Telassim.

O livro tem uma narrativa central, mas foca na exposição e resolução de problemas. Muitos desses problemas são clássicos, mas ganharam novas roupagens para se adequar à temática persa/árabe.

É um livro brasileiro, que pouca gente conhece, mas que é referência em vários lugares do mundo. Recomendo, apesar de não ter lido todo ainda (Falha minha).

3 – Clube da Luta

Todo mundo conhece Clube da Luta… o filme. O filme foi um fracasso de bilheteria, mas logo foi descoberto pela contracultura e transformado em um clássico cult do jovem anti-sistema médio. Existe todo um culto sobre Clube da Luta e seu guru, Tyler Durden. Isso é muito legal, porque o filme é realmente muito bom, mas também é muito perigoso.

O que muita gente não sabe, é que o filme é baseado no livro de mesmo nome, do autor Chuck Palahniuk, meu queridão da literatura contemporânea. O livro conta basicamente a mesma história confusa do filme, com muita loucura e auto-destruição de um protagonista quebrado. Mas o final é diferente.

Além do livro (que eu já resenhei aqui no site), saiu Clube da Luta 2, uma minissérie em quadrinhos, também escrita pelo Palahniuk que continua a história e entra no campo da metalinguagem com os dois pés na porta (o autor aparece na história).

Se você gosta do filme. Recomendo o livro. Se já leu o livro, recomendo o quadrinho. E se você nunca ouviu falar de Clube da Luta, assista ao filme. É ótimo e tem o Brad Pitt. Recomendo muito as 3 obras.

CLIQUE AQUI para ler minha resenha de Clube da Luta.

2 – A Voz do Fogo

Livros Pouco conhecidos - A Voz do Fogo

Esse livro quase ninguém conhece mesmo. Mas quem curte quadrinhos com certeza conhece o autor: um tal de Alan Moore (A Piada Mortal, Promethea, Watchmen, Liga Extraordinária, Monstro …).

Pois é, além de ser um monstro sagrado dos quadrinhos, Alan Moore também escreve livros. A Voz do Fogo é um livro sobre magia disfarçado de uma coletânea de contos ligadas localmente em um vilarejo na Inglaterra.

Parece confuso e é confuso mesmo (como quase tudo do Moore).

Eu já escrevi uma resenha sobre esse livro e lá eu explico melhor do que se trata o livro. Mas já adianto que o livro é bom. Por isso estou recomendando. E se você já leu qualquer coisa do barbudo, você sabe que o cara é bom.

CLIQUE AQUI para ler minha resenha de A Voz do Fogo.

1 – As Memórias do Livro

Livros Pouco conhecidos - As Memórias do Livro

Eu nem sei como As Memórias do Livro chegou até mim. Eu só sei que um dia ele estava aqui e eu peguei para ler. E o livro é excelente.

As Memórias do livro é escrito por Geraldine Brooks e conta a história da Hagadá de Sarajevo.

Resumindo muito: Uma Hagadá é um livro de rituais judaico. Eles eram feitos à mão com os textos que deveriam ser lidos durante a páscoa e tal. Essa Hagadá de Sarajevo é um livro desses, muito bonito, feito para alguém que devia ser especial, mas ele tem uma peculiaridade. Essa cópia do livro possui ilustrações, coisa que não era comum em livros judaicos.

Esse livro existe de verdade e ele tem uma história confusa, porque sumiu durante a Segunda Guerra (quando estavam destruindo livros judeus) e reapareceu depois. Então toda a história dessa Hagadá é um mistério até hoje.

Então esse livro conta a história de uma conservadora de livros, contratada para “restaurar o livro”. Enquanto ela analisa o livro, a autora conta as histórias de por onde a Hagadá passou. Quem produziu? Quem transportou? Como foram feitas as ilustrações? Quem escondeu? Como o livro sobreviveu? Além de outras perguntas.

Então As Memórias do Livro conta a história dessa Hagadá, mas também conta a história dos judeus que foram perseguidos desde muito tempo.

O livro é interessantíssimo e eu recomendo muito. Eu explico ele melhor na resenha que eu escrevi sobre ele.

CLIQUE AQUI para ler a resenha de As Memórias do Livro.

Concluindo:

Então é isso, 5 livros pouco conhecidos e muito bons. Recomendo todos os 5, para públicos diferentes é claro. Espero que gostem.

Se você clicar nas capas dos livros acima e comprar pela Amazon, você me ajuda a ganhar uma graninha e a manter o site. Espero que se interesse por algum deles.

Então é isso, mais uma lista que eu adorei fazer.
E você, conhecia alguns desses livros? Quais? Quais os livros pouco conhecidos que você indicaria?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta