No Limiar das Colinas Sombrias – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Passando rapidamente para resenhar mais um livro. Eu sou um leitor lento, mas como a resenha anterior demorou para sair, essa aqui vai sair quase junto. Hoje eu quero falar do No Limiar das Colinas Sombrias, um livro que eu li muitos anos atrás, antes de ter site, então resolvi reler para resenhar. Então vamos lá.

No Limiar das Colinas Sombrias

No Limiar das Colinas Sombrias é o primeiro livro de uma trilogia chamada A Terra de Elyon (acho que são 5 livros, na verdade), mas eu só tenho o primeiro e só tive contato com ele. Parece ser um livro meio obscuro, porque eu nunca ouvi falar dele em nenhum dos sites de cultura pop que nós conhecemos. O livro é escrito por Patrick Carman.

O livro conta a história de Alexa, uma menina de 12 anos que se aventura pela Terra de Elyon, um continente que tem uma geografia super estranha e esse é grande ponto da história.

No Limiar das Colinas Sombrias Mapa de Elyon

O mundo que Alexa conhece é esse mundo dessas 3 cidades muradas que você pode ver na imagem. Ela mora em Lathbury, mas a aventura desse primeiro livro se passa na cidade central que é Bridewell. Essas 3 cidades muradas são como se fosse um reino, com um povo único, mas acima de Lunenburg, tem a cidade de Ainsworth, que é outra galera.

O problema é a escala, porque de a distância entre Lathbury e Bridewell, é de apenas algumas horas de viagem (vemos isso no segundo capítulo do livro), então toda essa região é uma região muito pequena. Eu tenho dificuldade de imaginar um povo inteiro que vive em um condomínio fechado e nunca viu um problema nisso. Tem até um cara que se diz muito viajado, mas como? É tudo muito pequeno.

Sobre a história de No Limiar das Colinas Sombrias:

Então a história é a seguinte: Tem um cara, que se chamava Warvold, ele morava em Ainsworth, mas saiu para viajar o mundo e descobrir várias paradas. Depois de descobrir essas paradas ele construiu Lunenburg e várias pessoas vieram morar. Conforme a cidade crescia, eles resolveram estender a cidade construindo o caminho murado até Bridewell e depois estendendo até o limite sul em duas outras vilas. As muralhas foram construídas muito rápido porque foram usados criminosos para construir as muralhas.

E é aí que as coisas ficam estranhas. Em Ainsworth, os caras tem o péssimo hábito de marcar os criminosos (e os vagabundos também) à ferro. É sério, marcam prisioneiros à ferro (e isso não é problematizado em nenhum momento no livro). Então Warvold pede os criminosos emprestado, mas na hora de devolvê-los, o povo de Ainsworth solta os caras.

Então temos o povo de Bridewell vivendo tranquilo dentro de suas muralhas (pequenas muralhas), enquanto criminosos vingativos (com razão) vivem por ali em volta. Mas ninguém sabe,

Então a história da Alexa começa quando Warvold morre e deixa para ela uma chave. Com essa chave e muita investigação (ela é uma menina muito sagaz) ela consegue sair das muralhas, viver uma aventura no Monte Norwood e na Floresta Fenwick (veja no mapa). Com isso segue toda uma aventura para salvar a cidade e é até onde eu posso ir sem dar mais spoiler (já te alguns spoilers aí, mas é pouco).

Então é essa a história do livro. Alexa descobre que existe um mistério, vai investigar, vai descobrindo várias coisas enquanto precisa mentir para proteger seus novos contatos. No fim das contas as coisas se resolvem e mudam todo o status desse mundo. Não sei para que lado os outros livros vão.

O que eu acho de No Limiar das Colinas Sombiras?

Quando eu li pela primeira vez, eu achei o livro muito fraco. Alguns dos elementos que me incomodaram continuam me incomodando, mas hoje consigo ver com outros olhos. Depois de escrever histórias infantis, hoje eu tenho ideias diferentes de como esse tipo de narrativa funciona.

Ainda me incomoda o fato desse mundo ser tão pequeno. Mas, para Alexa, que só tem 12 anos, o mundo é bem grande. E ela é muito pequena.

Mesmo assim, a importância das ações dela para o futuro de Bridewell é tão importante que ela se torna grande.

A narrativa flui bem. Os personagens, mesmo que poucos, são interessantes e no fim das contas é uma aventura gostosa de ler.

Não é um livro genial, sensacional, maravilhoso. Mas é um livro gostosinhos de ler. Lembrando que é um livro infantil, infanto-juvenil no máximo.

Concluindo:

Eu gostei de reler e talvez eu compre as sequências agora. Recomendo sim. É um bom livro.

E você pode comprá-lo na Amazon:

Então é isso, No Limiar das Colinas Sombrias é um livro bem legal. Gostei.
E você, já tinha ouvido falar desse livro? Nunca nem viu?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta