DINASTIA M (hq da Marvel) – resenha (parte 1)

Salve, salve, seres humanos e mutantes da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos, mais especificamente é dia de falar de quadrinhos da Marvel. Então hoje eu trouxe a primeira parte de uma resenha de Dinastia M, uma minissérie que envolve Vingadores, mas é muito mais importante para o mundo dos X-Men.

O foco da história é a Feiticeira Escarlate, então se você gostou de Wanda Vision e virou fã da personagem, vem comigo.

Dinastia M Feiticeira Escarlate

Dinastia M ( House of M ) é uma série de 8 edições no arco principal e mais uma porrada de tie-ins, com publicações entre agosto e dezembro. de 2005. Eu só li a série principal e é sobre ela que eu vou falar aqui. Essa é a parte 1, então nesse post falarei sobre as edições de 1 a 4.

Dinastia M #1 a #4 – resenha:

Dinastia M começa com a Feiticeira Escarlate tendo um sonho feliz com seus filhos, mas logo vemos que ela está surtando e sendo tratada pelo Xavier. Eles estão em Genosha, agora todo destruído. Eles estão ali porque em uma história no ano anterior, a Feiticeira Escarlate enlouqueceu e matou um monte de gente em uma história dos Vingadores.

Em Nova York, acontece uma reunião entre os X-Men e os novos Vingadores (a equipe mudou de formação justamente porque morreu uma galera). A ideia é decidir o destino da Wanda, que é poderosa e instável demais. Wolverine quer matá-la, algumas pessoas apoiam, mas nem tanto, mas muita gente fica contrária. Ninguém concorda em matá-la de vez, mas decidem ir até Genosha para vê-la.

Em paralelo a isso, tem uma cena do Mercúrio com o Magneto, porque o Mercúrio já sabe que querem matar sua irmã. Eles não sabem o que fazer e a cena é bem triste.

Dinastia M Magneto e Mercúrio

Os Vingadores e os X-Men vão para Genosha, ficam procurando pela Feiticeira Escarlate. Quando encontram, eles vêem um clarão e Peter Parker acorda em casa… casado com a Gwen Stacy (que estava morta na época).

Mundo Perfeito?

Na segunda edição começamos a ver esse novo mundo criado pela Wanda Maximoff. Ela tem poderes de alterar a realidade, então é óbvio que isso é obra dela. Vemos o Ciclope casado com a Emma Frost. O Capitão América é só um velho. Sam Wilson é um detetive. Magnum é super star. Miss Marvel é uma super heroína humana em uma cena onde ela prende o Gambit. Luke Cage é um gangster na cozinha do inferno. Stephen Strange é um psicólogo. E temos mais alguns personagens.

A coisa interessante aqui é que, nesse mundo, os mutantes são a raça dominante, estão nos cargos de poder e os humanos comuns, chamados de Sapiens, são a minoria que sofre bullying. Temos uma cena do Fera trabalhando com o Hank Pym e dizendo que ele é limitado por ser humano.

No fim da edição temos um sonho do Wolverine, com referências a séries como Arma-X por exemplo. Ele acorda boladão, mas percebe que está na cama com a Mística, ele estranha e percebe que está em um aeroporta-aviões da SHIELD.

Wolverine:

Na terceira edição o Wolverine começa a entender as coisas aos poucos. Mas eu vou resumir.

Em resumo, a Feiticeira Escarlate mudou o mundo todo e melhorou a vida dos mutantes e de alguns personagens em particular que ela gosta, como o Magnum (Wonder Man). O Wolverine foi transformado em um cara com uma história comum, onde ele tem todas as suas memórias, mas como a mente dele já é totalmente bichada, ele é o único personagem que lembra do mundo “real”.

Ele foge do aeroporta-aviões e vai dar um rolê pelo mundo para ver o que está acontecendo. Aparece um jornal mostrando que a Casa de Magnus (o Magneto) são tipo os reis do mundo. Enquanto ele procura respostas e começa a agir estranho, o Wolverine vê uma cena de mutantes agredindo uma humana e reage para proteger a humana.

Dinastia M Wolverine

Ele acaba sendo perseguido pelo seu time anterior, um grupo de agentes mutantes que são a polícia desse mundo (junto com sentinelas caçadores de Sapiens). O time é formado por Vampira, Mulher Aranha, Noturno, Mística e o Groxo. Ele acaba sendo resgatado/sequestrado pelo Manto, que faz parte da resistência humana do Luke Cage.

Reação:

Depois de muito papo (e uma fuga de um bando de sentinelas), Wolverine consegue convencer a galera de que o que ele está falando é verdade (algumas pessoas não acreditam). Isso funciona porque tem uma garotinha chamada Layla, que também manteve as memórias e, perto dela, o Luke Cage lembrou alguma coisa de sua vida passada.

Então essa resistência humana decide que precisa de ajuda e que precisam recrutar pessoas. Então eles vão até a casa do Ciclope e da Emma Frost. A Rainha Branca paralisa todo mundo com seus poderes da mente, mas quando ela vai ler a mente do Logan, os poderes da Layla se ativam e a Emma Frost lembra de tudo. E fica puta, é claro.

Agora o plano é esse, fazer com que os heróis relembrem de como era o mundo real e se preparar para encontrar Magneto, Xavier (que está desaparecido) e a própria Wanda.

Importante, em algum momento da história, é dito que nesse mundo a Wanda não tem poderes. Ela seria a filha humana da família de mutantes mais importante. Então pode ser que ela nem tenha mais os poderes. Mas isso fica para depois.

Importante também, nesse mundo o Gavião Arqueiro está vivo, mas ele tinha sido morto pela própria Feiticeira Escarlate em Avengers Disassemble.

Fim da edição 4.

O que eu achei dessa primeira metade de Dinastia M?

Por um lado, essa é uma daquelas histórias que a Marvel adora a fazer e que eu não gosto muito. Alguém altera a realidade e todas as revistas mensais da Marvel passam a ser temáticas. Eu não estava lendo Marvel na época, mas esse tipo de história sempre é um problema para os arcos que estão rolando nas mensais.

Tirando isso, porque eu não li os tie-ins mesmo, a história é boa. Têm alguns diálogos muito bons e algumas discussões éticas muito interessantes, especialmente no tema “vamos matar a Wanda?”. Eu não acho que tenha que matar ninguém, mas realmente a Feiticeira Escarlate é uma grande bomba da Marvel que já explodiu umas 4 vezes que eu me lembro.

Não concordo com o Wolverine, mas gosto quando ele diz que espera que matem ele caso ele saia do controle. O papo dele com o Homem-Aranha é muito bom.

Homem-Aranha e Wolverine

Gosto da ideia de que nesse mundo, onde os mutantes são maioria, o preconceito é contra os humanos. Isso tira a ideia que os mutantes são superiores moralmente. Na verdade nesse mundo os mutantes são uns escrotos também.

A próxima parte vai ter mais porradaria e mais Homem Aranha. Você não perde por esperar.

Dinastia M Sentinelas

Então é isso, Dinastia M é uma história muito doida cheia de reviravoltas. E ainda é só o começo.
Mas e você, sabe quem foi o primeiro mutante?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta