Dossiê do Esquadrão Suicida – El Diablo

Salve, salve seres humanos que têm poderes mas, continuam irrelevantes.

Continuando nossa série de dossiês do Esquadrão Suicida com o personagem de menor relevância e tempo de existência da equipe, o piromaníaco El Diablo.

el diablo

Nos anos 70 (All Star Western #2) surge o primeiro El Diablo, um cara chamado Lazarus Lane, que é basicamente um pistoleiro quase imortal do faroeste no século 19. Para quem não se lembra, All Star Western era uma revista que contava histórias de vigilantes no velho oeste, “heróis” como Jonah Hex, Batlash, entre outros. Mas não é deste personagem que vamos falar hoje.

Os personagens dessa época aparecem no episódio “The Once and Future Thing, Part One: Weird Western Tales” do desenho Liga da Justiça sem Limites.

el diablo lazarus lane

No final dos anos 80 (1989) surge uma nova revista chamada El Diablo. Dessa vez, Rafael Sandoval, um motoqueiro boxeador do Texas, decide colocar uma máscara para combater o crime sob a identidade de El Diablo. Essa história se passa nos dias atuais, da época, e essa nova versão do personagem chega a aparecer em uma história da Liga da Justiça, e na série Vilões Unidos, quando a Oráculo convoca todos os heróis disponíveis para impedir uma fuga em massa das prisões de super vilões.

É importante ressaltar que isso não é um reboot ou algo assim, Lazarus Lane foi o El Diablo no velho oeste e Rafael Sandoval apenas se apossou do nome nos dias atuais. Os dois existem na mesma cronologia.

Também não é desse personagem que vamos falar.

el diablo Rafael_Sandoval

Em 2008 finalmente surge nosso personagem em uma minissérie de 6 edições também chamada El Diablo (V3). Nessa versão, Chato Santana é um criminoso do velho oeste que fica hospitalizado após ser baleado pela polícia e, no hospital, acaba conhecendo Lazarus Lane, o El Diablo original, que está em coma. O espírito da vingança que vive em Lane passa para Chato que se torna um vingador com uma máscara mexicana.

Apesar de ser um vingador solitário clássico, ele é mais caracterizado como herói do que como vilão nessa fase.

El_Diablo chato santana

Em 2011, nos novos 52, a versão atual do personagem é inserido no novo universo em Esquadrão Suicida #1. Nessa nova versão, Chato Santana era um gangster que, ao atacar uma casa com seus poderes de fogo acaba matando mulheres e crianças, o que o deixa traumatizado. Depois de se entregar para a polícia ele encontra uma certa espiritualidade tentando se tornar uma pessoa melhor e encontrar alguma forma de iluminação. Ele é convocado para fazer parte da Força Tarefa X e é obrigado a lidar com gente realmente do mal, como Pistoleiro, Harley Quinn e Tubarão Rei.

Nesse arco do Esquadrão, que eu li pouco, esse novo El Diablo faz jus ao seu nome, Chato, ao ficar reclamando o tempo todo de ter que matar gente, de ver o Pistoleiro matando gente, do Tubarão Rei comendo gente e de tudo que pode. A grande participação dele é reclamar.

el diablo chato

El Diablo segue com o esquadrão por até a metade dessa fase, mais ou menos, e morre em Suicide Squad #24(de acordo com a DC wikia) com a cabeça explodida pela Amanda Waller, mas eu fui procurar a revista pra ler e parece ser outra pessoa. Acredito que a wikia esteja errada pois, ele volta a aparecer em New Suicide Squad #17 e permanece na equipe até hoje.

Suicide Squad Amanda WallerNew Suicide Squad




Concluindo: Apesar de ser um personagem bem desconhecido e com pouco tempo de vida, esse El Diablo vem como um personagem frequente do Esquadrão Suicida, uma série que tem vendido bem a ponto de ter um filme próprio. Seu surgimento original como um anti-herói, e sua versão atual com essa dicotomia vilão/monge com crise existencial pode ser muito interessante se bem executada.

Vale lembrar também que ele é um dos personagens mais poderosos da equipe que vai ser retratada no filme. Nas hqs atuais ele pode derreter balas disparadas contra ele e evaporar pessoas que estejam a curtas distâncias, sendo limitado apenas pela sua índole cristã estranha.

Jay hernandez el diablo esquadrão suicida

No filme, o personagem será interpretado por Jay Hernandez, um ator que já fez alguns papéis menores, como em Quarentine e no medonho Fúria sobre Duas Rodas.

Se for para especular, eu acho que, por ser um personagem descartável e com esse senso de justiça/heroísmo, El Diablo é o candidato ideal para ser aquele quem vai fazer o sacrifício heróico do filme. Tem uma cena no trailer onde parece que ele começa a criar uma camaradagem com o Pistoleiro do Will Smith e, levando isso em conta, um sacrifício dele ao final do filme seria interessante pra dar uma carga dramática. Isso é só um palpite, é claro.

esquadrão suicida el diablo

Se quiser ler algo do personagem, leia o arco do Esquadrão Suicida dos novos 52 que é a versão dele que vale. Nunca li a versão de 2008 então é melhor deixar pra lá, a menos que você goste de heróis do velho oeste.

É isso galera. Semana que vem teremos mais um personagem.
Até lá.
E tchau.

Para mais “Dossiês Esquadrão Suicida” clique nos links abaixo:

Rick Flag, Magia, Pistoleiro, Amarra, Katana, Crocodilo

post publicado originalmente por mim em Gancarteek.com




Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

  • Mega Mendigo

    Mais um merda. Tô começando a ficar preocupado. Os Guardiões da Galáxia são uma equipe disfuncional, mas cada um dos seus integrantes é carismático isoladamente. Já esse Esquadrão tem muito nego “Chato”(hehehê). A Magia, Arlequina e o Rick Flag são legais. O Pistoleiro e a Katana são marromeno. Já o Bumerangue, Amarra, Crocodilo e El Diablo são chatos pra caralho. Espero que a Amanda Waller explode esses três últimos.

    • Willian Lopes

      O Bumerangue ainda funciona como cara que acha que é mais esperto que os outros e acaba se fudendo.
      O Croc funciona como vilão físico, mas ainda prefiro o bane.
      Os outros dois vão morrer. aposto

  • Gavião Negro

    SPOILER A FRENTE
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    N LEIA SE N QUISER SPOILER DO FILME DO ESQUADRÃO
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Um spoiler meio óbvio, no filme tem duas mortes a do deus amarra, que é enganado pelo bumerangue q fala q as bombas são falsas e o amarra acredita e morre…
    E o El Diablo que se sacrifica para salvar o time..

    • É mais ou menos o que eu chutei no post dos dois. Meio previsível mesmo.

      Valew pelo comentário Gavião Negro.
      Apareça sempre.

Pin It on Pinterest