MacGyver – Fugitivo do Estado (hq) – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e mais uma vez eu trago uma obra totalmente irrelevante baseada em uma franquia de sucesso. Então vamos lá falar do gibi do MacGyver, que você provavelmente nem sabia que existia.

MacGyver: Fugitivo do Estado

MacGyver: Fugitivo do Estado (Fugitive Gauntlet) é uma minissérie em 5 edições. Saiu pela Image Comics em 2012, 2013, com roteiros de Lee David Zlotoff e arte do Tony Lee.

A história tem uma premissa relativamente simples, mas com um monte de reviravoltas muito doidas. Então eu não vou comentar muito na ordem. Vou dar um panorama geral, com spoilers, até porque eu não acho que ninguém precisa ler isso aqui não. Então vamos acabar logo com isso.

MacGyver: Fugitivo do Estado

A história é a seguinte: Um antigo professor do MacGyver criou uma semente que pode germinar comida em águas salgadas em regiões alagadas. Isso poderia acabar com a fome do mundo, já que permitiria plantio em novas regiões. Ele chama MacGyver para ajudá-lo, mas ao mesmo tempo alguém coloca a cabeça do MacGyver à prêmio. Então um cara tenta matar o protagonista, acaba matando o cientista. E isso desencadeia a parada.

A assistente do cientista, Kari, é na verdade uma agente da Interpol. O chefe da parada era um agente também e aproveita a confusão para roubar os dados e matar todo mundo.

Em resumo, resumindo muito mesmo, a parada é a seguinte.

O plano:

Os russos queriam roubar as sementes e sequestrar os cientistas. Eles sabiam que o MacGyver ia para lá e contrataram assassinos aleatórios para matá-lo e bagunçar a parada. O chefe do projeto trabalhava para eles e já estaria por lá para roubar os dados. Mas aí o cientista morre, o MacGyver e a Kari levam a culpa.

Enquanto isso os chineses é quem estavam financiando a parada e acham que o MacGyver roubou os dados. Então ele e Kari têm que fugir dos chineses, de assassinos contratados e dos russos. Eles vão para o Cairo atrás de quem roubou os dados, mas o cara já foi morto porque tentou vender e a parada está com os russos.

Um dos assassinos é amigo das antigas do MacGyver e fica dando cobertura para ele. Um dos agentes russos é irmão da Kari e isso deveria dar um drama familiar, mas ninguém se importa.

MacGyver: Fugitivo do Estado

Tiro, porrada e bomba:

Daí eles vão para a Russia, são pegos pelos russos, sempre prendem o MacGyver e ele se solta com seus truques de MacGyver.

No fim das contas o cientista tinha criptografado os dados e os russos precisavam do MacGyver para descriptografar. Aí ameaça, armas, Magaive não gosta de armas, o irmão da Kari trai ela, porradaria, chamam os chineses, guerra de chinês com russo.

No fim das contas o MacGyver consegue pegar o pendrive e apagar os dados (que ninguém tinha feito um backup), mas ele salva os dados como som em um gravador. Mais tiroteio, o vilão tenta fugir, MacGyver segura um helicóptero com uma corrente, luta, soco na cara.

No fim os russos são presos. Os chineses ficam sem nada porque parece que o herói destruiu a parada. A Kari ganha uma promoção lá na Interpol e o MacGyver ganha um beijo, porque sim.

Fim.

MacGyver: Fugitivo do Estado

O que eu achei de MacGyver: Fugitivo do Estado?

Eu li esse gibi, achei ruim, esqueci de resenhar, então tive que ler de novo. E na segunda leitura, a história é pior ainda.

A traminha de espionagem, os russos contra os chineses é até interessante. Mas a graça acaba aí. A história é preguiçosa. O MacGyver é muito chato. As soluções tecnológicas-científicas deles são bem cansadas também. Até são algumas coisas que dão para fazer mesmo, mas sempre é resolvido em tempo recorde, com uns diálogos expositivos muito massantes.

E no geral os diálogos são muito ruins. É tudo muito expositivo e explicativo. É insuportável.

As cenas de ação que não são lutas até funcionam. Mas as lutinhas são bem cansadas também.

Então em resumo é o seguinte: História genérica, cenas de ação ok, lutas ruins, diálogos ruins, final qualquer coisa e um drama familiar que não vai para lugar nenhum. Não recomendo.

Então saiba que existe um gibi do MacGyver, mas não precisa ler não. Eu já tomei esse tiro por você… duas vezes.

MacGyver: Fugitivo do Estado

Então é isso. Gibi de qualidade duvidosa, mas eu trouxe aqui. Porque eu me odeio.
Mas e você, o que acha? É fã do MacGyver?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta