Melaço: histórias de amor em quadrinhos (hq nacional) – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Já faz algumas semanas que eu não falo de quadrinho nacional aqui e eu preciso corrigir isso urgentemente. Já chegaram algumas coisas e eu já li, mas estou sem tempo de dar a devida atenção que essas hqs merecem. Mas hoje eu consegui tirar um tempinho para falar de Melaço, uma coletânea muito legal, financiada pelo catarse.

 

melaço capa

 

Melaço é uma coletânea com 7 histórias curtas com características muito claras em comum. Todas as histórias são produzidas por mulheres (tanto roteiro quanto arte) e todas falam de amor entre mulheres.

Isso caracteriza a hq como LGBTQ+, ou, mais especificamente, como uma hq lésbica? Eu considero que sim e isso não é um problema de forma nenhuma. Muito pelo contrário, inclusive eu curto bastante a ideia de usar a arte para auto-afirmação e para marcar presença na disputa do espaço simbólico.

Mas, acima de tudo, são histórias de amor muito boas mesmo.

 

 

Não vou comentar cada história em detalhes, porque elas são muito curtinhas e quase qualquer coisa que eu falar vai ser um pequeno spoiler. Então vou fazer breves comentários.

A primeira história, LDR, da Manu Negri, Talita Regis e Lita Hayala tem uma arte incrível (não sei qual delas fez a arte) e a história é bem fofinha. A ação nas últimas duas páginas é de encher o coração. Me parece uma história muito sincera.

Eu gosto de você secretamente, da Bruna Morgan, tem uma história bem legal também, mas o que me chamou a atenção é como ela usa uma quadrinização de forma bem solta, mas de um jeito muito funcional. E como gosta de desenhar gatos essa moça.

 

 

P&T, da Aline Lemos, tem uma coisa bem interessante que é a questão da deficiência. Uma das personagens é deficiente visual e isso é um elemento importante para a história, mas sem os clichês que rodeiam a temática. As onomatopeias são muito bem usadas nessa história sensacional.

Crushes, da Dani Frank, tem um traço bem solto que deixa a narrativa muito ágil. Gostei bastante. Além disso, tem uma temática Rock’n Roll que me agrada muito e me lembra dos meus tempos de rockeiro pobre e fodido tentando montar uma banda minimamente funcional (hoje sou só pobre e fudido). Muito legal a história.

 

 

Carta, da Mtika com a Lita Hayala, tem uma narrativa mais viajada. Eu achei o uso dos quadros meio confusos em alguns momentos, mas os desenhos são lindos e compensam totalmente. Essa é uma história que me pegou mais pelos olhos.

Caem as Máscaras, da Jujuqui, é uma história bem engraçada que destoa de todas as outras. É uma história sobre um amor bandido cheio de tesão. Quando você ler você vai entender o que eu estou dizendo. A narrativa dessa história é muito legal e usa vários recursos bem sagazes.

 

 

E por último, Domingo tem Macarrão, da Dika Araújo, é uma história linda, tanto no roteiro quanto na arte, que vem para te fazer acabar de ler com um sorriso no rosto. É uma história de formas diferentes de amor entre várias mulheres que se amam e se cuidam. É linda de tudo essa história.





O que eu achei de Melaço?

Sabe aqueles dias que você está mal e não quer ler nada pesado e triste? Pois é, todo mundo já passou por um dia desses. Então Melaço é uma hq para esses dias. É uma coletânea de histórias que podem melhorar o seu dia. Simples assim.

Em resumo: 7 histórias lindas que te fazem sentir um quentinho no coração. Além disso, são histórias curtas que você consegue ler em uma sentada. Tudo de bom.

 

 

Então é isso, mais uma hq que eu tenho muito orgulho de ter ajudado a financiar. Recomendo demais.
Conhece o trabalho dessas artistas ou se interessou em conhecer?
Então deixe sua opinião aqui na área de comentários.
LEIA, COMPRE e FINANCIE o quadrinho nacional.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.



Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. 5 fevereiro, 2023
  2. 5 fevereiro, 2023
  3. 5 fevereiro, 2023

    coursework writing service uk https://teachingcoursework.com/

  4. 8 fevereiro, 2023
  5. 8 fevereiro, 2023

Deixe uma resposta