O Mundo de Wakanda (2017) – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e vamos de Marvel. Hoje eu quero falar de um gibi do universo do Pantera Negra, mas que não foca nele, mas sim nas boladíssimas Dora Milaje. Então vamos nessa falar de O Mundo de Wakanda.
Black Panther: World of Wakanda foi uma minissérie em 6 edições publicada em 2017. Ela servia como background para algumas grandes mudanças que seriam necessárias para o arco Uma Nação sobre seus Pés, onde o Pantera Negra vivia uma enorme guerra civil com uma porrada de facções lutando dentro de Wakanda.
No meio disso tudo, essa é uma história sobre as Dora Milaje. Focando especialmente em 3 delas: Aneka, Ayo e Folami. Vamos lá falar dessa história.
Mundo de Wakanda:
A história começa com um treinamento das novas recrutas das Dora Milaje. Aneka é a instrutora. Ayo chega toda metida, já toma uma surra para aprender a deixar de ser besta, mas Aneka e Ayo já começam a flertar enquanto lutam. A Folami é menos porradeira, mas ela é uma espiã fofoqueira e tem seus méritos.
As duas ficam flertando, rola uma missão contra uns soldados atlantes. Depois disso a turma nova se forma e a primeira edição termina com Namor inundando Wakanda (isso acontece em Vingadores x X-Men, se eu não me engano).
Depois da inundação o clima de animosidade vai crescendo. Parte das Dora Milaje querem fazer mais, bater em alguém e tal e coisa. Mas a Shuri, que era a rainha na época, quer que elas fiquem para ajudar. Shuri sofre um atentado, Aneka e Ayo prendem o cara. Elas brigam, mas finalmente se pegam.
Pantera Negra e Namor:
A coisa mudam quando Aneka, Ayo e mais duas são designadas para fazer a segurança do Pantera Negra. Ele está trabalhando na Necrópolis. O problema é que ele está trabalhando em algo secreto, junto com Namor (deve ser coisa dos Iluminati). Isso deixa as Dora Milaje puta, porque os Atantes deveriam ser inimigos.
As Dora Milaje resolvem quebrar seu pacto de servir ao Pantera e decidem ter mais autonomia, mesmo que sob o poder da rainha Shuri. A Folami vai contra isso e vai reclamar com a própria rainha, mas ela não dá a mínima. Então a Folami vira uma renegada e começa a trabalhar com um cara chamado Aoko. Aoko implanta uns nanitas que aumentam a força dela.
Thanos:
Enquanto isso, Aneka e Ayo tiram férias e vão para Nova York, onde elas ficam ainda mais próximas como namoradas mesmo. Elas são chamadas para voltar quando Thanos e a Irmandade Negra ataca Wakanda (outra mega saga da Marvel). Assim acaba a edição 3.
Shuri está morta, T’Chala volta ao trono, mas as Dora Milaje ainda estão meio putas com ele. Folami é descoberta e expulsa. Enquanto isso as Dora Milaje recebem uma denúncia de que mulheres estão precisando de ajuda nas vilas mais isoladas de Wakanda. Mulheres estão sendo abusadas. Então elas resolvem interferir mais na vida do país. Mas o líder local que está abusando de mulheres é o pai da Folami.
Então as Dora Milaje fazem uma operação. E nessa Aneka mata o cara, que é pai da Folami.
Consequências:
Aneka assume o crime e aceita ser presa. Ayo tenta interceder por ela, mas ela acaba presa mesmo assim. Folami vai até a cadeia e diz que vai matar Ayo.
Folami tenta matar Ayo, mas toma uma surra e acaba com um olho furado. As Dora Milaje começam a atuar em outras vilas. Folami vai atrás de mais implantes.
Mas a consequência final é que Ayo rouba uns trajes de combate chamados de Armaduras dos Anjos da Meia Noite. Ela tira Aneka da cadeia e as duas viram renegadas. E fim da edição.
As duas, como Anjos da Meia Noite, vão ser importante em Uma Nação sob Nossos Pés. Elas vão começar uma rebelião, dentre outras rebeliões que estarão acontecendo todas ao mesmo tempo, enquanto T’Chala tenta unir o país de novo.
A Folami acho que nunca voltou a ser relevante. Esqueceram dela até onde eu sei.
O que eu achei de Mundo de Wakanda?
Esse gibi é sensacional! Eu gosto muito das Dora Milaje, porque elas são algumas das maiores guerreiras do universo Marvel. Elas usam lanças super tecnológicas e todo o tipo de aparato. Então elas são super espiãs, mas muito mais estilosas que a maioria.
Lembra das Dora Milaje enfrentando porrada com todo mundo na série do Falcão e o Soldado Invernal? Aquelas mulheres são demais.
E a história é muito boa no geral. Eu simplifiquei muito quando disse que elas ficam flertando, mas os diálogos são muito bons. Todo o lance de “te amo, mas não podemos, porque nosso dever pipipipopopo”. É muito bem escrito.
E a ação é bem interessante também. É bem maneiro. Recomendo demais.
Essa mini tem 6 edições. Mas a 6 é uma história oneshot que não tem a ver com as Dora Milaje.
Então é isso. O Mundo de Wakanda é um gibi maneiro desse mundão doideira que é Wakanda.
E não, eu não vou resenhar Uma Nação sob Nossos Pés. É gigante e super complicado.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
Esse gibi é muito bom. Adoro as Dora Milaje.
Elas são fantásticas demais.