Superman – Quatro Estações – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos. Então achei uma boa ideia trazer uma bela história do maior super herói de todos os tempos, o Superman. Então vamos logo falar de Quatro Estações.

imagem

Superman: Quatro Estações é uma minissérie de quadrinhos publicada em 1998, com roteiros do Jeph Loeb e artes do Tim Sale. Essa dupla que já apareceu aqui em Mulher Gato: Cidade Eterna. A minissérie tem 4 edições, cada uma focada em uma estação do ano, no primeiro ano do Superman em Metrópolis.

Primavera:

A primeira edição conta os últimos dias de Clark Kent no colegial, antes de ir para Metrópolis. Vemos suas amizades com Lana Lang e com Pete Ross. Vemos o medo que todos os pais têm de ver seus filhos indo para longe. E vemos uma coisa que é rara, o próprio Clark tendo dúvidas.

Ele já tem poderes, super força e super velocidade, mas vemos ele voando pela primeira vez ao ser atingido por um tornado precisando ajudar a alguém. Tem uma cena onde ele vai cortar o cabelo e a tesoura quebra. Ele também vai descobrindo a visão de raios-x. Ele salva uma pessoa, mas a cidade fica destruída e ele se culpa por não ter feito o suficiente.

Superman: Quatro Estações Primavera

Então temos esse jovem herói, que não sabe bem se quer ser herói, mas sabe que tem poderes incríveis. A primeira edição tem a cena de ação do tornado, mas no geral é uma edição de incerteza.

Ele conta o segredo para Lana e leva ela para voar.

No fim da edição ele finalmente vai trabalhar em Metrópolis e então faz sua primeira aparição como Superman.

Superman: Quatro Estações Primavera

Verão:

A segunda edição é narrada pela Lois, que é cética sobre a bondade do Superman, mas vai apreciando ele com o tempo. Agora o Super já é um herói em Metrópolis e já começa a história impedindo um míssil nuclear. Então ele impede o míssil, encontra o submarino nuclear e acaba salvando a Lois e desafiando Lex Luthor no processo.

Nessa edição vemos um Super meio triste, porque ele ajuda as pessoas, mas não sente que está fazendo a diferença. Ele também se sente solitário. Então ele visita sua cidade natal para visitar os pais e os amigos. As cenas com os pais são lindas, inclusive.

De volta a Metrópolis, acontece um incêndio em um prédio e vemos um elemento novo, uma força vigilante de homens de armadura a serviço da Lexcorp. Os caras estão lá dizendo que estão apagando o incêndio. O Superman chega, eles dizem que já evacuaram todo mundo, o Super dá uma carteirada e entra no prédio. Eles tinham esquecido alguém. Então o Superman salva a mulher, uma química chamada Jenny Vaughn. Ela vai aparecer depois.

Nesse processo a Lois começa a acreditar mais no Superman (é ela quem narra a história).

No geral essa é uma edição do Super se posicionando na cidade, mas não sem dúvidas.

Superman: Quatro Estações Verão

Outono:

A terceira edição é narrada por Lex Luthor. Ele começa a história saindo da prisão por conta de alguma outra história que não ficamos sabendo. Ele fez alguma merda, foi preso, mas se safou como sempre faz. Agora ele odeia o Superman.

Nessa edição vemos como Lex enxerga o Superman, enquanto ele planeja seu próximo golpe. Para isso ele vai usar a Jenny Vaughn, a química da edição anterior, como arma.

Clark está lá no Planeta Diário quando Lois desmaia. Todo mundo em Metrópolis está desmaiando do nada. Algum tipo de toxina foi dispersada no ar e está desmaiando todo mundo. Então ele procura Lex que é um super cientista e é rico.

Então rola um confronto de ideias, o Super acha que o próprio Lex disseminou a arma química, mas Luthor insinua que isso pode ser algum vírus alienígena trazido pelo próprio Superman.

No fim eles decidem se ajudar e Lex já se adiantou e preparou uma cura. Superman vai ser ajudado pela Jenny Vaughn, que sofreu lavagem cerebral e agora é Toxina.

No fim das contas eles conseguem lançar a cura nas nuvens e curar todo mundo, mas Toxina acaba morrendo por ser super exposta à química da cura.

No fim das contas Lex consegue fazer que Superman fique mal. Então Clark tira férias e volta para casa para a última edição.

Superman: Quatro Estações Outono

Inverno:

Nessa edição Clark está de volta a Smallville enquanto Metrópolis fica sob a proteção dos agentes da Lexcorp. Lana Lang narra essa edição já que também voltou ao lar.

Essa história tem um gostinho de nostalgia para o jovem Clark. Infelizmente ele está sem muita fé em si mesmo e pensando em desistir de ser herói.

Ficamos sabendo mais sobre como Lana se sentiu ao descobrir o segredo e de como ela se sente sendo pequena demais para o Superman.

Então acontece uma enchente de inverno em Pequenópolis e o Superman é necessário. Clark não exita e vai salvar a galera. Ele muda o curso do rio, salva o pai, salva o cachorro e faz tudo que o Superman precisa fazer: salvar coisas e inspirar as pessoas.

No fim o Superman volta para Metrópolis, salva o mesmo garoto de volta e o resto da história a gente já conhece.

Os diálogos antes dessa cena é que são o ouro desse hq.

Superman: Quatro Estações Inverno

O que eu achei de Superman: Quatro Estações?

Essa história é simplesmente maravilhosa. Eu gosto de como ela humaniza o herói e nos faz lembrar de que Clark Kent é maior do que o Superman. As relações dele com os personagens (coisas que eu não comentei, mas tem outros diálogos excelentes) e com as cidades são todas muito bem construídas.

O interessante é que a segunda e terceira histórias (narradas pela Lois e pelo Luthor) são sobre o Superman, mas as edições 1 e 4 (narradas pelo Jonathan e pela Lana) são sobre Clark Kent. E essa dicotomia entre Clark e Superman é trabalhada de uma forma linda e com uma sutileza fantástica.

Fisicamente não tem nenhum desafio para o Super, mas essa não é uma história física. É a história de alguém com medo de ter uma tarefa grande demais. E é uma história sobre um garoto do interior na cidade grande com saudades de casa. Mas também é mais um monte de coisas.

Então em resumo: Superman: Quatro Estações é um excelente gibi. Recomendo demais.

Então é isso, gibi excelente. Adorei.
Mas e você, o que acha? Já leu Quatro Estações? Ficou com vontade?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. 5 fevereiro, 2023
  2. 5 fevereiro, 2023

    coursework samples https://coursework-expert.com/

  3. 5 fevereiro, 2023
  4. 8 fevereiro, 2023

    online dating free https://freewebdating.net/

  5. 8 fevereiro, 2023
  6. 8 fevereiro, 2023
  7. 8 fevereiro, 2023

Deixe uma resposta