Viúva Negra (v3 – Marvel Knights) – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e mais uma vez eu venho falar de um arco da nossa queridona, a Viúva Negra. Então vamos nessa falar de espionagem e da mais braba das brabas.
A Viúva Negra teve várias revistas mensais e nenhuma delas durou muito. Acho que já estamos no volume 11, se não me engano. Mas hoje eu quero falar da revista Viúva Negra (v3), o arco escrito pelo Richard Morgan com arte do Bill Sienkiewitz, mais conhecido como Bill 5 e 20. Essa revista saiu no final de 2004 e começo de 2005 e teve 6 edições.
A história saiu pelo selo Marvel Knights.
Então vamos nessa falar da história em si.
Viúva Negra v3 – resenha:
A história começa com o assassinato de várias mulheres por todo o Estados Unidos. Tentam matar Natasha também, mas ela mata o assassino. Então ela entra em contato com um amigo, Phil Dexter, ex-SHIELD, para apoiá-la na investigação. Logo eles descobrem que estão matando ex-viúvas negras. E eles começam a identificar porque.
Uma das mulheres mortas, ex-ViúvaNegra, estava grávida e estava tomando algo chamado medusagem, um remédio que ninguém sabe bem para que serve. No caminho eles salvam uma garota caroneira prestes a sofrer abuso sexual por dois homens.
Uma galera de um tal Instituto North persegue Natasha e seus amigos. Esse instituto é tipo uma agência de inteligência, mas que trabalha para uma empresa privada.
Também apresentam os vilões da história logo no começo. Temos um tal de McMasters, um empresário americano, que está por trás da coisa toda. Ele está trabalhando com um russo chamado Vassily, ex-KGB fodão, líder de um monte de mercenários. Ele quem mandou os mercenários no começo, mas como um deles falhou em matar Natasha, o McMasters contratou a North.
Russia:
Durante a investigação a Natasha consegue um monte de pistas que a levam até a Russia. Ela vai atrás de uma antiga base secreta, onde ela encontra restos do que era a antiga Sala Vermelha, a organização para onde ela trabalhava. Lá ela encontra um antigo agente, agora aposentado e proscrito, um tal de Grigor Ivanovich. E é nesse momento que Natasha descobre algumas coisas.
Basicamente, a maioria das memórias dela como bailarina são implantadas. Ela nunca foi dançarina de balé de fato. E, mais importante, existe todo um trabalho de indução mental que, quanto mais uma Viúva Negra pensa sobre os implantes de memória, mais ela passa mal. Bem parecido com Laranja Mecânica.
Natasha pergunta sobre a tal da Medusagem, mas Grigor não sabe disso, porque isso têm a ver com uma outra base. Mas ele leva ela até lá.
Química:
Natasha se infiltra na base de química do mal dos ex-agentes russos. Lá ela encontra Lyudmila Antonovna, a chefe da coisa toda. Ela é uma velha, muito velha, que fez tanta coisa no corpo, que agora ela precisa tomar banhos químicos para se manter viva. Lyudmila era a chefe da Sala Vermelha na época da Natasha. Agora essa instalação só serve mesmo para fabricar umas drogas e outras paradas para vender para as corporações americanas do mal.
Então ela explica que a tal da Medusagem é um remédio que abaixa muito a imunidade. E a ex-Viúva que estava grávida estava tomando isso porque as Viúvas Negras não podem ter filhos. Elas recebem um tratamento para aumentar a imunidade e a regeneração, por isso elas não podem envelhecer. E é esse tratamento que a empresa do mal quer patentear.
Enquanto isso o pessoal do North consegue encontrar Phil Dexter e a menina que eles salvaram. Phil é baleado e a menina é sequestrada, mas isso não é muito importante.
Natasha volta para os Estados Unidos, junto com Lyudmila.
Final:
De volta aos Estados Unidos, Lyudmila revela mais um segredo. Que a Sala Vermelha também criou feromônios para proteger homens das Viúvas Negras. Nick Fury usa esse feromônio também.
Natasha vai para cima dos agentes da North, prende uma e explode o outro. Depois disso vai atrás do McMasters. Com a North fora do jogo, a segurança dele fica por conta do Vassily.
No fim da história, o resumo é o seguinte: A União Soviética, a KGB, a Sala Vermelha, tudo já era. Agora essa galera toda trabalha para empresários americanos por dinheiro porque é assim que o mundo funciona. McMasters e sua empresa de cosméticos está comprando um sistema de super imunidade e regeneração que eles pretendem patentear. Mas para patentear eles precisavam matar todas as Viúvas Negras, que já carregavam a tecnologia no próprio corpo.
E é isso, uma história sobre uma empresa querendo fazer uma patente e matando quem fez a coisa da patente primeiro. Toda a inteligência russa e parte da inteligência americana viraram joguetes do setor privado.
Natasha vai pro pau com o Vassily, mas ele ta usando os feromônios também. Até que ele quebra o nariz dela e ela para de sentir cheiro e derrota ele.
No fim ela mata todo mundo e acaba com a treta. Agora ela sabe que é a última Viúva Negra e sabe que seu passado é uma mentira. E que ela não pode ter filhos.
Hoje em dia isso é tudo sabido para a personagem, mas quando saiu ainda era novidade.
Fim.
O que eu achei de Viúva Negra (v3)?
Essa história tem muito das bases da personagem que são usadas até hoje. Basta ver que essa história dos feromônios (e do truque errado de quebrar o nariz), foi base para o filme da Viúva. A coisa da esterilização também está presente na personagem nos cinemas até hoje.
Eu gosto que a série trabalha questões de gênero. Não é perfeito, mas acho que vale a tentativa. Tem a menina que ia ser abusada, tem um cara que toma um soro da verdade e revela que é um pedófilo. Tem toda uma narrativa sobre cosméticos e a cobrança às mulheres pela aparência. E todos os homens são uns escrotos.
O cara da North é um imbecil. O Nick Fury é babaca. O Phil Dexter também é um patife. Os alvos são imbecis. E os vilões são vilões.
A história é um pouco arrastada na metade, tem duas edições meio ali que eu nem comentei porque acontece pouca coisa. Mas no fim, é uma boa leitura sim.
A narrativa visual é bem legal, o Bill Sienkiewitz está desenhando demais. E a ação é super maneira também.
Recomendo.
Nem pesquisei onde isso saiu no Brasil, mas já é meio velho, então lê pirata mesmo. Ninguém vai te julgar não.
Então é isso. História legal. Recomendo.
Mas e você, conhecia essa fase?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.