Aniquilação (o filme) – resenha com spoilers (e comparação com o livro)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Recentemente eu resenhei o livro Aniquilação, o primeiro da trilogia do Comando Sul. Então tomei vergonha na cara para finalmente assistir ao filme. Agora chegou o momento inevitável de comparar o livro com o filme. Então vamos lá.

Aniquilação (filme) – resenha

Aniquilação

O filme tem uma história similar ao livro, começa com uma bióloga, esposa de um militar, contando uma história. Um dia o marido foi para uma missão secreta e sumiu por um ano. Então ele apareceu em casa todo estranho e ela vai tentar descobrir o que está rolando.

Então ela conhece o Comando Sul e a Área X. Alguma coisa aconteceu (no livro fica menos explicado, mas no filme é mais claro: teve a queda de um meteoro. O Comando Sul é uma organização secreta mais ou menos militar que está fazendo a segurança e investigando a tal da Área X, que é onde esse meteoro caiu, gerando uma região onde coisas estranhas acontecem. Essa região, é separada do resto do mundo por uma fronteira de luz. E a fronteira está se expandindo.

Então nossa Bióloga se junta à próxima expedição que está prestes a partir. São 5 mulheres, a protagonista Bióloga (interpretada pela Natalie Portman), uma Física, uma Psicóloga, uma Geomorfologista e uma Paramédica.

Aniquilação

A Área X:

Chegando lá elas descobrem que a flora está tomando conta de tudo e todas as formas de vida parecem super mutações que misturam várias espécies. Conforme elas investigam, elas vão descobrindo que as formas de vida da Área X estão absorvendo e se mesclando com a vida local. Eles também descobrem uma fita de vídeo da expedição anterior, que mostra que todo mundo ficou maluco, inclusive o marido da bióloga.

Segue o filme, a natureza é selvagem, elas são atacadas por uns monstros bem maneiros, algumas delas enlouquecem, acontece muita doideira e, finalmente, a Bióloga Natalie Portman vai para o farol, que parece ser o epicentro da coisa toda.

Chegando lá ela encontra mais fitas, um doppelganger muito doido que enfrenta ela enquanto toca uma música eletrônica muito doida. O final é duvidoso, mas a Natalie Porman conseguiu sair e está sendo interrogada. A pista final da a entender que ela, e o marido também, foi substituída por algo. E o filme acaba com ela saindo da Área X, mas mesmo assim a gente não sabe nada.

Aniquilação

O que eu achei de Aniquilação, o filme?

Eu acho que a comparação é inevitável. Tem gente que vai dizer que não se deve comparar livro com filme, mas eu discordo. O filme ganha publicidade grátis por conta de já ter livro, então vai ter que lidar com a crítica também. São dois lados da mesma moeda.

A principal diferença é que, no filme, a operação parece legítima. Parece que o Comando Sul parece estar realmente interessado em resolver o mistério, enquanto no livro, o Comando Sul parece saber muito mais do que conta, parece que as mulheres estão sendo enganadas o tempo todo e que existe um plano muito misterioso além do próprio mistérios da Área X.

No livro são 4 mulheres, no filme são 5 e elas têm nomes. No livro tem toda uma subtrama de que a Psicóloga hipnotiza as outras e tenta controlá-las o tempo todo.

A torre, ou túnel:

No livro, um dos elementos principais é uma estrutura que o grupo encontra e entra. Lá dentro eles encontram uma criatura alienígena que acaba matando uma das mulheres. Isso é um mistério que fica em aberto e foi sumariamente ignorado pelo filme.

Eu realmente acredito que eles leram a trilogia inteira para planejar o filme, então coisas que foram ignoradas no filme podem ser todas pistas falsas ou coisas que não vão fazer diferença para o panorama geral. Então isso me dá algumas pistas do que vai acontecer nos próximos livros.

Mas no geral é uma pena. A Área X do filme é quase tão interessante quanto a do livro, mas o Comando Sul é completamente perdido. A instituição é muito mais interessante por parecer brutalmente corrupta e obscura no livro. No filme toda a operação parece legítima e isso tira um elemento crucial do livro.

A sensação é que o filme é um Weird Fiction envergonhado. A história é muito mais simples de compreender, mesmo tentando ser misterioso.

Ah sim, e a cena thecno-transe muito doida do final é meio ruim.

O filme é bom, mas o livro é melhor. É clichê, mas eu preciso dizer isso.

Aniquilação

Então é isso, Aniquilação é um filme legal, mas se puder leia o livro também. Recomendo os 2.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta