Aniquilação (o livro) – resenha sem spoiler

Salve, salve, seres humanos da terra.
Já faz um tempo que eu não falo de literatura aqui e isso é porque eu li esse livro do qual eu vou falar hoje e fiquei com sentimentos conflitantes. Eu não soube, assim que terminei de ler, se gostei do livro ou não. Na verdade não sei ainda. Acho que vou decidir conforme escrevo essa resenha. Então vamos logo falar de Aniquilação.

Aniquilação livro

Aniquilação é um livro de Jeff Vandermeer e é o primeiro da Trilogia Comando Sul. A trilogia fala do Comando Sul, que é uma organização com associações militares, mas que é uma organização secreta (não é muito aprofundado eu não lembro bem). Esse Comando Sul é responsável por mandar expedições pada a Área X, que é realmente o grande tema do livro.

Essa Área X é um mistério, ela simplesmente apareceu em algum lugar (que nunca é dito exatamente onde) há décadas atrás. Essa área é separada do mundo por uma fronteira, que não é descrita para nós, porque as personagens entram nela em estado de hipnose.

Então é assim: Essa Área X surgiu (a fronteira surgiu, no caso) e sempre foi um mistério. Desde então o Comando Sul envia expedições para investigar o local.

As expedições:

Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer.

Agora acompanhamos a décima segunda expedição que conta com uma psicóloga, uma topógrafa, uma antropóloga e uma bióloga, que é quem narra a história. Elas estão entrando nessa terra estranha onde pessoas já enlouqueceram e se mataram.

Além disso, o próprio Comando Sul é misterioso. O treinamento é meio mal contado e a própria forma como eles escolhem quem vai nas expedições é obscura.

Então além de enfrentar um ambiente hostil e misterioso, elas ainda têm de descobrir (ou não) o que estão escondendo delas. O que o Comando Sul sabe que não foi contado para elas?

O que eu achei de Aniquilação?

Esse é o primeiro livro de uma trilogia e, mais do que isso, é uma história de weird fiction. O tema é ficção científica, mas o que elas encontram na misteriosa Área X é tão estranho e as coisas são tão bizarras que é muito difícil pensar com lógica.

Tem um fundo biológico, porque a história é narrada pela bióloga, mas é bem difícil entender o que está acontecendo, o que deixa tudo com uma cara de horror quase sobrenatural.

Enquanto queremos saber se as protagonistas vão sobreviver, eu, que sou o louco dos sistemas, fico querendo desvendar o panorama maior. Quanto mais o Comando Sul sabe e não repassa para as pessoas da expedição?

Por um lado eu gostei da história e a aventura da bióloga te prende, mas lá pela metade eu já saquei que eu ia terminar o livro sem saber nada de coisa nenhuma. De fato o final é interessante, mas você termina o livro sem muitas recompensas no sentido de entender o que diabos está acontecendo aqui.

De certa forma é frustrante, mas é preciso lembrar que se trata de uma trilogia. Parece que o segundo livro é sobre o Comando Sul (a “administração”) e deve revelar mais coisa. Mas infelizmente o segundo e terceiro livro são absurdamente mais caros que o primeiro.

Então concluindo:

Bom livro, tema interessante, narrativa que prende, mas não recompensa no final. Você termina ele com mais perguntas do que respostas. Se isso te incomoda, passa longe. Caso contrário, recomendo demais.

Houve uma adaptação do livro para um filme em 2018. O filme está na Netflix.

Aniquilação poster

Então é isso, Aniquilação é um livro bem interessante. Eu gostei. Ainda não vi o filme.
E você, já leu? Viu o filme?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta