Awake – resenha sem spoilers
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de um filme que eu já tinha esquecido que tinha visto. Mas agora eu lembrei e… depois explico como, então vamos nessa falar de Awake.
Awake é um filme do ano passado (2021). Ele é uma ficção científica, mas daqueles que não se dão muito ao trabalho de explicar a ciência da coisa, então quase dá para chamar de weird fiction. Mas também não é tão weird assim.
Awake – resenha sem spoilers:
A premissa é a seguinte: Um evento acontece, todas as coisas eletrônicas param de funcionar e todas as pessoas param de conseguir dormir. Inclusive pessoas que estavam em estado de coma, acordam de uma hora para outra.
A protagonista, Jill, é uma mãe solteira que trabalha em um hospital. Ela trafica remédios para dormir e isso coloca ela na ação. Além disso ela é uma ex-militar que saiu (ou foi expulsa) por algum motivo. Agora os filhos dela ficam na casa da avó paterna, enquanto ela trabalha como segurança.
Daí acontece esse evento, ela é pega em um acidente de carro com os filhos (um adolescente e uma menina novinha). A menina quase morre afogada, mas é salva. Então as pessoas começam a perder a capacidade de dormir. Exceto a filha.
Então começa a correria. O exército tenta organizar um centro de pesquisas do sono (ou da falta do sono), porque existe uma mulher que consegue dormir também. A pessoa que está coordenando os esforços é conhecida da Jill, mas a protagonista não confia nela por algum motivo.
Apocalipse zumbi, mas com gente viva:
Então o filme segue como um filme de apocalipse. Com o tempo as pessoas começam a ficar confusas por privação de sono. Elas ficam cada vez mais desesperançosas e mais violentas também. Com o tempo o mundo vira quase um apocalipse zumbi.
Jill sabe que estão fazendo pesquisas para tentar resolver a parada, mas não quer se envolver com essa galera. Porquê? Porque ela deixou o exército? O que aconteceu com o marido? E porque a filha dela é uma das poucas que consegue dormir?
Essas são as perguntas que o filme vai respondendo com o tempo.
A Jill é interpretada pela Gina Rodriguez (Aniquilação e Carmen Sandiego) e a filha é a Ariana Greenblat (Amor e Monstros). Inclusive eu só lembrei desse filme porque estava escrevendo a resenha de Amor e Monstros.
O que eu achei de Awake?
O filme é bem interessante. Ele não explica nada de coisa nenhuma do motivo do tal evento, mas isso não é importante. A solução final também é meio qualquer nota, mas isso também não é importante.
O legal do filme é a relação entre a Jill e os filhos. É uma aventura bem padrão, com eles tentando sobreviver enquanto enlouquecem de sono, mas o drama familiar que vai sendo carregado e revelado aos poucos funciona muito. A Gina Rodriguez está muito bem no papel e mostra um alcance dramático gigante. Vai longe essa menina.
O filme tem boas cenas de ação também. A trilha sonora realmente eu não me lembro mais.
Em resumo é um bom filme mesmo. Recomendo. E está na Netflix.
Então é isso. Filme legal. Gostei.
Mas e você, quanto tempo você aguenta sem dormir.
Deixe sua resposta aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau
1 Resultado
[…] E quando isso acontece com todo mundo ao mesmo tempo, as coisas podem ficar muito estranhos. Isso acontece em Awake, onde ninguém consegue dormir e todo mundo fica biruta. E em menor escala em Clube da Luta, onde […]