Devotion – um curta filosófico

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de curta metragem e eu trouxe um curta muito doideira, com cara de religioso, que também pode ser mais do que isso. Mas deixa eu apresentar antes de comentar. Então vamos lá falar de Devotion!

Devotion

Devotion é um curta que eu encontrei no CDMeeptup, então não sei de onde é exatamente. O curta tem vários diretores e tem nomes de professores nos agradecimentos. Então deve ser trabalho de final de curtos de animação, mas não sei qual.

O curta mostra uma criatura que brota do chão com um livro gigante nas costas. Ele precisa subir uma ladeira enorme e um monte de obstáculos para chegar a seu destino. O que acontece no destino eu não vou comentar ainda, mas deixa várias interpretações.

Mas o título é Devotion, que já dá uma pista.

Então assista aí ao Devotion:

Cara eu adorei esse curta! Eu acho que ele poderia ser mais curto, porque tem uma barriguinha ali no meio, onde o conceito já está apresentado e a virada demora.

Mas cara, como eu gostei dos visuais. Tem uns probleminhas na animação, umas falhas em transições aqui e ali, mas eu achei o design dos personagens muito maneiros. É tudo muito antinatural, o que deixa muito legal já que é tudo uma grande metáfora. E tem aquele ser com um olho gigante que é muito legal (podia ser um pouquinho melhor acabado, mas deixa quieto). Até porque eu adoro olhos gigantes.

O curta se chama Devotion, então me parece óbvio que é uma metafora religiosa/filosófica da busca pelo paraíso na vida após a morte. Você carrega sua própria história para ser julgado no final. O legal aqui é que quem julga (Deus?) é totalmente impessoal e mecânico. Se você esperava o Deus de amor do Auto da Compadecida, você recebe um robô que só se importa com a história mesmo. Porque isso é interessante também… os livros ele guarda.

Bom, não ficar explicando curta para ninguém. Cabe a você assistir e interpretar por si só.

Devotion

Então é isso. Curta maneiro. Gostei.
Mas e você? O que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta