The Batman – resenha atrasada

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e finalmente eu tenho tempo para parar e falar de um filme que eu já deveria ter visto a um tempão. Então vamos com The Batman.

The Batman

The Batman é o filme do Batman do Matt Reeves, esse mais novo com o Robert Pattinson (Crepúsculo, O Farol) como Batman.

The Batman – resenha com um pouquinho de spoiler sim:

O filme mostra um Batman em começo de carreira, ainda relativamente jovem, mas com uma característica que não apareceu em filmes recentes: ele trabalha com a polícia.

Ja faz um tempo, mesmo nos quadrinhos, onde tentaram dizer que no começo de carreira o Batman era visto como uma lenda urbana. Aquela criatura misteriosa que bem todo mundo acredita. Um bicho papão do crime de Gotham. Isso até funciona pra começo de carreira, mas quando tentam meter essa com o Batman já na Liga, aí é doideira.

Mas no começo de carreira, quando o personagem ainda era novidade, o Batman teve muito de ser um vigilante mascarado, mas que mantinha fortes relações com a polícia de Gotham. Pelo menos com o Comissário Gordon e com policiais que ele confiava. Porque Gotham sempre teve um monte de policial corrupto.

O filme começa mesmo quando o prefeito é assassinado pelo Charada. O comissário não é o Gordon, mas o Gordon é o contato do Batman. E a polícia faz vista grossa para ter uma maluco vestido de morcego investigando na cena do crime junto com eles. Mas o maluco é bom… mais ou menos.

Então o Charada segue sua onda de crimes, matando pessoas chave do alto escalão de Gotham. O prefeito. O comissário de polícia, um promotor…

The Batman

Gotham:

Acontece que isso tem a ver com a reconstrução de Gotham e com todos os poderosos. A ideia é que houve um delator que entregou uma das máfias de Gotham e que várias pessoas subiram na vida com essas prisões. O prefeito, o comissário que fez as prisões, o promotor que acusou…

A Mulher Gato entra na parada porque ela está atrás de descobrir quem matou uma amiga dela (uma garota que saia com o prefeito). Isso tudo ocorre no Clube Iceberg que é o clube do Pinguim e vai ser importante também.

Daí a história chega nos pais do Batman. O pai do Batman era um rico filantropo e também foi candidato à prefeitura. O problema é que tem um segredo envolvendo o Thomas Wayne e isso coloca o Bruce Wayne na mira do Charada. Daí ele precisa sobreviver e ainda acaba descobrindo segredos sujos do pai que ele achava que era santo.

No fim ele até pega o Charada, mas o Charada tem um plano mesmo preso. Então vem o final do filme que eu não vou contar bem o que é para não contar tudo também. Já contei demais na real

E daí o filme acaba com o Batman ajudando a salvar o povo, de dia mesmo, filmado pelas câmeras e tudo.

Rola um affair com a Mulher Gato, mas ela vai embora.

The Batman

O que eu achei de The Batman?

No geral o filme é bem legal. Mas ele me parece meio inconstante. Eu não consigo lembrar de muitos momentos cortáveis, mas não entendo como diabos o filme tem 3 horas de duração. Parece que sobra. Mas se perguntar o que ta sobrando eu não sei dizer.

O Batman do Pattinson também é bem inconstante. Tem momentos em que ele é muito fodão, mas tem momentos que ele parece meio burro e incompetente. Tudo bem que é para ser começo de carreira. mas ainda me parece meio inconstante.

O uniforme, por exemplo, é muito foda e ele leva muito tiro tranquilamente, mas em algumas lutas parece que ele está com dificuldade tomando soco de gente comum. Talvez falte um vilão físico, nem precisava ser complexo, mas mostrar que algum capanga que luta melhorzinho.

O Charada é um baita personagem legal e traz alguns temas muito interessantes. As charadas são boas, mas tem uma ou outra bobagem, como a pista que leva para um chat online. Então é isso aí.

Independente desses detalhes, o filme ainda é um filmaço. Ele tem um clima legal e me lembra bastante um Batman dos quadrinhos. Ele age com a polícia e parece meio brega em alguns momentos, sendo o único fantasiado do rolê. Fala que não usa armas. É meio doido, mas ainda é funcional. Toma umas porradas de vez em quando, mas se vira bem.

The Batman

Mensagem:

Mas a grande coisa mesma é a mensagem. No começo ele é muito mais sinistrão e fala que é a Vingança e o cacete, tanto que mesmo depois dele salvar um cara, o cara fica com medo. Durante todo o arco do filme ele vai vendo que isso não funciona, até que no final ele decide ser um salvador. Ele para de lutar para salvar as pessoas. E segue ajudando, mesmo que para isso ele tenha que se mostrar para o público.

Então no fim ele deixa de ser vingança para ser esperança. EXATAMENTE COMO UM FILME DO SUPERMAN DEVERIA SER! Não é difícil entender.

Eu entenderia se esse Batman fosse o pivô de um universo compartilhado da DC. Pena que a DC já está toda cagada nos cinemas. Então esquece.

Bom, gostei do filme. Recomendo muito. E queria ter visto no cinema. É isso.

Ah sim, detesto aquela meia máscara da Mulher-Gato. Acho horrível.

Mais uma coisa. O Pinguim do Colin Farrell está incrível também.

The Batman

Então é isso. Filme legal. Resenha atrasada. Adorei.
Mas e você, o que achou?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 22 janeiro, 2023

    […] que você talvez não saiba é que sim, ele usava armas no começo dos quadrinhos. Batman é um dos maiores heróis da DC e tem grandes vilões que já apareceram por aqui também. Harley […]

Deixe uma resposta