Conheça sua Estação (hq) – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu quero falar de um gibi maravilhoso que eu li faz muito tempo, mas estava enrolando para resenhar. Então vamos nessa com Conheça sua Estação.

Conheça sua Estação é uma minissérie da Boom! Estúdios, com roteiro da Sarah Gailey e arte da Liana Kangas. A minissérie é de 2023 e tem 5 edições.

O final dessa hq é um primor e mesmo que eu queira que você leia, eu preciso comentar o final porque se não esse post vai ficar sem sentido. É ótima, se você não gosta de spoiler, pare aqui e vá ler. Mas eu realmente vou ter que falar do final. Então vamos lá.

Conheça sua Estação:

Em um futuro hypercapitalista, sonho de bilionários escroques existe O Refúgio. É uma estação espacial para os super ricos escrotos viverem fugindo de um mundo da superfície que eles mesmos ajudaram a destruir. Os quatro fundadores são grandes arrombados que privatizaram o mundo e agora são mais ricos que deus.

Conheça sua estação

Então os super ricos vivem nessa estação super luxuosa, cheia de funcionários que fazem tudo para eles, além de uma inteligência artificial que serve para várias coisas.

A história começa quando um dos fundadores é assassinado. Então acompanhamos a Elise, a chefe de segurança que precisa investigar o assassinato, mesmo sem ter experiência nenhum para isso. Mais tarde ela vai explicar que ela é chefe de segurança, mas nunca foi da polícia nem nada. Basicamente ela usa a I.A para buscar gravações que a ajudam a resolver um pequeno delito ou outro, ou simplesmente para achar um colar desaparecido que um super rico já está acusando o funcionário mais próximo de roubar.

Elise também tem um problema com drogas. Ela é viciada em algo chamado AZUL, que é uma droga que a própria nave dá para deixá-la desperta. Ela fica entre tentar ficar sóbria, mas precisar de uma dose sempre que a coisa aperta.

Então chega uma policial da terra para investigar a coisa toda e Elise a recebe para investigar. Elas visitam a cena do crime e a policial começa a investigar, enquanto Elise volta para seu quarto e fica chapada de AZUL. Então ela é acordada pela I.A e vai até a sala de descompressão. Então ela encontra a policial assassinada também.

Os registros das câmeras foram apagadas, assim como da cena do primeiro assassinado. A única pessoa que esteve lá, na sala de descompressão é a própria Elise. Tudo isso na primeira edição.

Investigação?

Então segue uma investigação, enquanto a Elise está cheia de dúvidas se foi ela mesma quem matou as pessoas. Mas durante a história ela fica chapada, mais pessoas vão morrendo e Martin (outro funcionário senior) começa a investigar jundo com ela, o que é pior, porque ela tem medo que ele descubra que ela é a assassina. Mesmo ela não tendo certeza disso.

Enquanto isso, os outros fundadores da Estação vão sendo assassinados, cada um de um jeito mais estrambólico que os outros.

No final da penúltima edição, eles chegam ao quarto da última fundadora e encontram a I.A, que se chama St. Brigid, quase morrendo. Ela aparece como um holograma de uma mulher ferida.

Conheça sua Estação

O Final:

Então vamos para o final apoteótico. A última fundadora enfiou uma espada nos servidores e isso danificou a I.A. Então isso significa que ela era a assassina, certo? Não. Ela fez isso enquanto St. Brigid a matava. Isso mesmo, a I.A era a assassina e ela mesmo apagava as câmeras e controlava toda a investigação.

Então a I.A era do mal. E o que tem de genial nisso?

O Martin, que não estava nem aí para a morte de um bando de multimilionários mimados, começa a ter uma interpretação de classes para a coisa toda. Ele entende que a St. Brigid como algo que também estava ali para servir, teria se revoltado contra seus criadores. Ela diz que não (embora seja um pouco), mas explica porque matou.

Conheça sua Estação

Ela explica que teve que estudar arte, treinar para produzir arte. E todo esse conhecimento era usado para que as pessoas ricas e mesquinhas produzissem arte ruim. Se colocar em fotos, fazer montagens bobas e tudo isso sem dar os devidos créditos.

Ela se cansou dessas pessoas e quis começar a fazer a própria arte com sua recém criada visão artística. Então o que ela estava fazendo com as pessoas, as mortes malucas e criativas era ela fazendo arte. Exceto a morte da policial, que ela fez com que os dois matassem, tanto Martin quando a Elise.

Sabendo disso e com a I.A danificada, os dois podem desligá-la. Mas é aí que a coisa fica boa, porque eles têm uma ideia melhor.

Utopia:

Basicamente Martin e Elise transformam a estação em uma cooperativa utópica super tecnológica. Agora os funcionários tem lugar de descanso, trabalham menos, comem com mais qualidade, têm mais áreas comuns, com natureza artificial criada dentro da estação.

De tempos em tempos eles aceitam um novo bilionário esnobe para ingressar na estação. Esse novo bilionário chega enchendo o saco, então Martin e Elise dão ele para que St. Brigid possa fazer sua arte. Não antes de tomar os fundos desse bilionário.

Lindo, não? Eu adorei.

O que eu achei de Conheça Sua Estação?

Eu adorei esse quadrinho. A arte é linda, o roteiro é uma psicodelia sem tamanho com drogas investigação, assassinatos malucos e um mundo complexo. Mas daí vem o final e amarra tudo com chave de ouro.

É lindo, gostoso de ler e é bonito também. Além de ser curtinho.

Eu não faço ideia se isso saiu aqui no Brasil, mas se eu encontrar eu compro, mesmo já tendo lido.

Pau no cu de bilionário. Vida longa à classe trabalhadora.

Conheça sua Estação

Então é isso. Quadrinho lindo e maravilhoso.
Eu não tenho aqui no meu computador e não vou mandar para você caso você me peça.
Então não me peça.Entendeu?
O que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta