Dossiê do Esquadrão Suicida extra – Amanda Waller

Salve, salve, seres humanos maquiavélicos do mal.

Continuando nossa série de dossiês do Esquadrão Suicida falando de uma personagem que não é da equipe de campo, mas é essencial para o time, a mulher mais sinistra do Universo DC, Amanda Waller.

amanda waller viola davis

 

É impossível falar do Esquadrão Suicida sem falar de sua idealizadora e líder, Amanda Blake Waller, uma das pessoas mais poderosas e influentes da inteligência americana.

Amanda Waller surge pela primeira vez em 1986, na minissérie Lendas que introduz o conceito da Força Tarefa X, o Esquadrão Suicida como o conhecemos hoje, um grupo de vilões fazendo missões quase impossíveis em troca de anistia de seus crimes.

amanda waller lendas

 

Essa primeira versão da equipe (Rick Flag, Sombra da Noite, Tigre de Bronze, Capitão Bumerangue, Magia e Arrasa Quarteirão) derrota o vilão Brimstone e a história é levada ao presidente que decide manter a equipe funcionando com uma base.

Amanda segue como líder do grupo até a edição #39 (1990) quando acaba presa por assassinar o líder da LOA, uma organização criminosa que estava controlando New Orleans.

Suicide_Squad_Vol_1_39

 

1 ano depois, Waller recebe o perdão e passa a ser consultora da nova equipe, que agora age como um grupo mercenário. Nessa fase Amanda estreita os laços com os operativos, chegando a ir a campo em algumas missões.

Depois da missão em Vlatava, Waller retoma o comando da equipe, ajuda a Oráculo a se safar de um vilão chamado Thinker, e a escolhe como segundo em comando.

Suicide_Squad_Vol_1_49

 

O Esquadrão debanda em 1992, na edição #66, e aparece em algumas revistas ainda durante os anos 90 e o começo de 2000, nem sempre sobre o comando da Waller.

Em 2000, na administração Luthor, Waller consegue subir para o cargo de líder do DEO (Department of Etranormal Operations).

amanda waller

 

Na maxissérie 52, evento que ocorre depois de Crise Infinita, Waller é responsável por montar um novo Esquadrão Suicida para atacar Adão Negro e sua família. O Persuasor é partido ao meio por Osiris nessa luta.

Em One Year Later, Waller assume a posição de Rainha Branca do Check-Mate, que agora é uma organização da ONU. Nessa fase, que é excelente, ela antagoniza os outros reis, tentando usar o Check-Mate para fins “americanos”, chegando a montar alguns Esquadrões Suicidas para fazer missões por fora da atividade do Check-Mate.

Checkmate_n11_01_Khalid

 

Ainda no Checkmate, Waler é responsável pelo controverso Planeta dos Condenados, vários vilões são presos, muitos pelo Esquadrão Suicida, agora com liberação legal, e enviados para um planeta esquecido por deus. Os vilões conseguem voltar graças a um plano do Lex Luthor e Waller acaba removida do Check-Mate, mas mantém autoridade sobre o Esquadrão.

Em A Noite Mais Densa, Pistoleiro, que estava no Sexteto Secreto na época, atira no peito dela por tê-lo traído e mandado-o para o Planeta dos Condenados.

shooting The Wall

 

As coisas não mudam muito até o reboot.

Nos Novos 52, Waller ressurge magrinha como líder do Esquadrão Suicida e de quase tudo que é operacional do governo, chegando a ser mostrada como diretora da ARGUS, a SHIELD dos novos 52. Ela é responsável por criar a Liga da Justiça América, uma liga de heróis capaz de rivalizar A Liga, mas sobre controle do governo americano.

Nessa nova versão ela é mais jovem.

amanda waller




Concluindo: Amanda “The Wall” Waller é uma vilã de verdade. Por mais que tentem inferir uma ambiguidade onde ela usa os vilões para parar terroristas do mal, ela não tem nenhuma dó de usá-los, chantageá-los, ameaça-los e de matar pessoas quando necessário. É sem dúvida uma das vilãs mais interessantes do Universo DC, ludibriando através de meios escusos ou legais os supostos homens mais inteligentes da terra.

viola davis

 

No filme, Amanda Waller vai ser interpretada pela magnifica Viola Davis (How to get Away With Murder) que é atriz suficiente pra segurar esse poder que a personagem tem. Os trailers não revelaram muito dela, mas acho que o filme, em si, não deve fazê-lo também. Eu adoraria vê-la colocando o dedo na cara do Batman e batendo em membros da Liga como já fez mais de uma vez nas hqs.

amanda waller batman JLA 27 amanda waller besouro azul

 

Se quiser ler alguma coisa da personagem recomendo todo o volume 1 do Esquadrão Suicida e a revista do Check-Mate. Só coisa boa.

É isso galera. Já saímos da equipe de campo e esse foi o penúltimo dossiê do Esquadrão. Semana que vem um último personagem muito esperado. Consegue adivinhar quem é?

Deixe aí seu comentário.
Curta a fanpage, siga no twitter.
Um abraço.
E tchau.

Para mais Dossiês do Esquadrão Suicida clique nos links abaixo:

Rick Flag, Magia, Pistoleiro, Amarra, Katana, Crocodilo, El Diablo, Capitão Bumerangue, Harley Quinn

post publicado originalmente por mim em Gancarteek.com


Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Pin It on Pinterest