Personagens de quadrinhos – 7 Versões alternativas (lista)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Já fazia muito tempo que eu não fazia um post de lista, mas esses dias eu topei com um tema interessante e resolvi copiar sem dó. Então hoje é dia de lista de versões alternativas de personagens (ou grupos inteiros) de quadrinhos. Sim, vão ser os mesmos suspeitos de sempre.

Então vamos lá.

Os 4

Personagens Alternativos - Os 4

Vamos falar dos suspeitos de sempre para tirá-los logo do caminho. Os 4, são os vilões da série Planetary, uma série de quadrinhos que fala sobre a toda a história da cultura pop no século 20. Como a série faz referência a todas essas coisas da cultura pop, tem muitas versões de vários personagens, mas não vou ocupar a minha lista só com Planetary (eu poderia).

Os 4 são uma versão do Quarteto Fantástico, uma versão bem má. Super cientistas secretos que vão ao espaço e voltam com super poderes. Desde então eles são os deuses secretos da terra, descobrindo e destruindo tudo que podem, garantindo que a humanidade nunca receba nada das maravilhas que eles acumulam.

No fundo Os 4 funcionam como crítica à própria Marvel e à tentativa de uniformizar e de controlar a indústria. Mas em Planetary eles são os vilões distorcidos que dominam a terra com todo o seu conhecimento secreto.

Eu estou resenhando Planetary, quase edição por edição. Para saber mais clique aqui.

Watchmen

Personagens Alternativos - Watchmen

Muita gente já sabe, mas talvez você não saiba (se souber ignore), que Watchmen, uma das séries de quadrinhos mais importantes dos anos 80, era para ter sido criada com os antigos personagens da Charlton Comics.

Relembrando: A DC comprou várias editoras menores durante o final dos anos 70 e começo dos 80. Essas histórias dos personagens nas outras editoras ficaram em universos paralelos. Então veio a Crise nas Infinitas Terras, que tinha como objetivo destruir o multiverso e colocar tudo em um universo só. Vários personagens foram adaptados e/ou rebootados para entrarem no universo corrente.

Nessa época, o Alan Moore pega para escrever uma história com os personagens da Charlton: Questão, Sombra da Noite, Bezouro Azul, Pacificador, Capitão Átomo, Peter Cannon Thunderbolt e Metre Judoka.

A ideia foi rejeitada porque o Alan Moore destruía os personagens durante a história, então deram a ideia dele fazer as suas próprias versões. E aí surgiram: Rorschach, Coruja, Espectral, Dr. Manhattan, Comediante, Ozymandias e toda a outra galera.

E é isso, os personagens de Watchmen são versões dos personagens da Charlton.

Veja também a minha resenha da série de Watchmen da HBO.

Allen Adam

Personagens Alternativos - Allen Adam

O Dr. Manhattan é uma versão do Capitão Átomo, mas ele também tem uma versão, o Capitão Allen Adam, o Superman Quântico da Terra 4.

Na maxissérie 52, as semanas que mudaram o universo DC, depois de Crise Infinita, as terras do novo multiverso estavam sendo remodeladas e temos um breve vislumbre de uma terra 4, onde os heróis da Charlton estão presentes como um super grupo.

Não ouve-se falar grandes coisas da Terra 4 até que, em Superman Beyond, uma minissérie dentro de Crise Final, o Super é levado a uma missão no multiverso com outros Supers de outras terras. Um deles é o Capitão Allen Adam, o Superman Quântico da Terra 4.

Assim como o Doutor Manhattan, essa nova versão é ridiculamente poderosa, mas não é protagonista de sua história. Ele tem um papel fundamental na trama ao unir Superman e Ultraman (o Superman maligno da terra 3) para criar uma forma de vida superior para enfrentar Mandrakk, o Monitor vampiro.

Allen Adam não aparece muito (até porque é roubado demais), mas é um personagem muito maneiro e muito enigmático. Ele vai aparecer em Multiversity #4 – Pax Americana, que se passa na Terra 4 e é o Watchmen do Grant Morrison.

Alexander Luthor, da Terra 3

Personagens Alternativos -  Alexander Luthor

Todo Lex Luthor é vilão, certo? Errado. Na Terra 3, lar do Sindicato do Crime da América, e um mundo cheio de vilões, Lex Luthor Senior é o único herói.

Daí vem a Crise nas Infinitas Terras, quando o Antimonitor usa a onda de antimatéria para aniquilar todos os universos, Lex e sua esposa, Lois Lane, resolvem salvar seu filho, colocando-o em uma nave e o enviando para a Terra Ativa (qualquer semelhança não é coincidência).

Durante a viagem ele atravessa a onda de antimatéria e isso faz com que seu corpo cresça direta para a vida adulta e que ele ganhe super poderes. Então Alexander Luthor, o único sobrevivente da Terra 3, é uma pessoa com o corpo feito tanto de Matéria quanto de Antimatéria. Além disso ele tem uns poderes muito doidos que permitem a transição entre os universos, o que dar a ele uma grande importância durante a Crise, já que os heróis precisam ir para o Universo de Antimatéria para enfrentar o Antimonitor.

No fim da Crise ele revela que salvou a Lois Lane da Terra 2 e consegue criar um universo compacto onde ele, o Superboy Prime e o Super e a Lois da Terra 2 ficam depois do fim de tudo.

Então o Alexander Luthor fica com status de herói que fez o sacrifício final em Crise nas Infinitas Terras. Foi lembrado como herói por 19 anos até voltar como o principal vilão em Crise Infinita. No fim, o Luthor era do mal mesmo.

Alexander Luthor acabou morto pelo Coringa em um beco em Gotham.

Senhor Nebulosa

Personagens Alternativos - Senhor Nebulosa

Mas chega de falar de coisa séria. Essa versão é maravilhosa.

Senhor Nebulosa, o Decorador de Planetas é a versão do Galactus, criado durante a fase da Liga da Justiça conhecida como a Liga Cômica. Ao contrário da versão original que devora planetas, o Senhor Nebulosa tem como objetivo “embelezar toda a criação”, usando seus poderes cósmicos para deixar os planetas por onde passa cada vez mais estilosos, com cores berrantes e tudo que tem direito.

Eu não lembro se a história dele é revelada em alguma edição, mas eu lembro que a Liga não derrota ele. Basicamente eles convencem ele de que o planeta já está sendo redecorado (mostrando Las Vegas) e o convencem a ir embora.

Ah sim, tal qual o Galactus, o Senhor Nebulosa também tem um arauto: o Esquiador Escarlate, que acaba entrando para a Liga da Justiça Antártica.

Sapo Thor

Essa não é outra versão de fato, é o próprio Thor, o filho de Odin, que é transformado em Sapo e sendo mandado para a Terra. Na terra, o Sapo Thor vive uma aventura com os sapos do central park (que estão em guerra com os ratos).

No fim das contas o Sapo consegue encontrar o Mjolnir e recupera os poderes de Thor, ainda como sapo. E aí é história.

Essa versão nem é tão legal, mas escolhi falar dela porque uma amiga minha acha absurda essa versão e porque uma das edições desse arco (Superaventuras Marvel #103) está bem aqui na minha frente enquanto escrevo isso.

Mas é isso, Thor já foi um sapo.

Capitão América – Sam Wilson

Personagens Alternativos - Sam Wilson Capitão America

Voltando a falar sério, para acabar. Eu quero falar de uma das minhas fases preferidas do Capitão America.

Sam Wilson era o Falcão, um parceiro do Capitão America. Ele foi parceiro por algum tempo. Eu li muito pouco nessa época e quase não acompanhei ele nessa fase. No meio de uma aventura, o Capitão America perde o Soro do Super Soldado e vira um senhor idoso, deixa Sam cercado de vilões para resolver a parada.

Depois que Sam quase morre na missão, Steve Rogers passa o manto de Capitão America para ele.

No primeiro arco desse novo Capitão America, ele trabalha com a Shield e ajuda a desbaratar um monte de agentes secretos da Hidra em um arco relativamente comum. Mas é na segunda fase (Captain America: Sam Wilson), onde essa versão ganha uma cara própria.

Sam Wilson rompe com a Shield depois de descobrir que Maria Hill queria usar o Cubo Cósmico para fazer besteira (de novo), mas, além disso, ele Sam Wilson, um Capitão America negro resolve se posicionar politicamente. Ele faz um pronunciamento dizendo que vai lutar contra o racismo e logo se mete em uma briga contra um grupo armado que queria matar imigrantes ilegais. Obviamente, uma boa parte dos americanos (a parte racista) fica contra esse novo Capitão América e contra sua visão política.

É nessa fase que Sam brilha e nos lembra que ser herói não é só socar vilões. Tem muito mais coisa em jogo e já estava mais do que na hora de termos um Capitão América negro (pode já ter tido outro, mas não com essa relevância).

Importante: Nessa fase tem um arco sobre violência policial contra pessoas negras. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Acho que é um bom momento de você conhecer essa fase.

Concluindo:

Essa foi a minha lista. Eu copiei essa ideia do pessoal lá do Ultimato do Bacon. Eles fizeram uma lista com outras 7 versões de personagens. Deem uma olhada lá.

Ultimato do Bacon – 7 VERSÕES ALTERNATIVAS DE PERSONAGENS CLÁSSICOS

Então é isso, essa foi a minha listinha de versões. Têm muitas outras que merecem atenção e talvez eu faça uma parte 2. Não sei.
E você, quais as suas “adaptações de personagens” preferidas?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Pensador Louco disse:

    Muito bom! Só senti falta do Capitão Cenoura e sua tchurma, hahahahaha

Deixe uma resposta