Vingadores #1, o primeiro gibi do grupo (1963) – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra e de Asgard.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu compartilhar com vocês uma história clássica que eu li esses dias, nem sei porque. Pois é, estou lendo as primeiras histórias dos Vingadores e resolvi comentar a primeira história desse super grupo. Então vamos lá falar de Vingadores #1.

Vingadores 1

Avengers #1 foi publicada pela Marvel (sério!?) em julho de 1963. É um gibi datado e não vai te ajudar em nada a entender qualquer coisa do que está acontecendo hoje em dia com a equipe. Mas vale pela curiosidade.

A equipe, como você pode ver na capa, começa com Thor, Hulk, Homem de Ferro, Homem Formiga e a Vespa. E o primeiro vilão é o Loki. Uma informação importante, nessa época o Thor tinha uma identidade secreta. Ele era um médico manco chamado Donald Blake. Quando ele batia sua bengala no chão, ele se tornava Thor, o Deus do trovão e sua bengala se tornava o Mjolnir, que na época tinha um cabo bem maior. Isso é referenciado em Planetary 14.

A história de Vingadores #1:

A história começa com Loki, que está preso na ilha do silêncio, consequência de uma história anterior do Thor. Ele não pode sair de lá, mas pode projetar sua mente até a Terra. Ele quer derrotar o Thor, porque sim, e decide usar o Hulk para concretizar seus planos. E então ele começa seu plano.

Ele faz com que uma bomba apareça em um trilho de trem. O Hulk chega para salvar, mas a bomba é uma ilusão e ele acaba destruindo a ponte. Mesmo salvando o trem, o Hulk leva a culpa.

Vingadores

Rick Jones (o ajudante do Hulk, é sério) pede ajuda para o Quarteto Fantástico, mas Loki faz com que a mensagem chegue para Don Blake, o Thor. O Homem de Ferro e o Homem Formiga também interceptam a mensagem e todos vão para o sul para ajudar a caçar o Hulk.

Chegando lá, Thor vê uma ilusão do Hulk e vai enfrentá-lo. Vendo que era uma ilusão ele deduz que só pode ser coisa do Loki e vai para Asgard para enfrentar seu irmão. Isso era o plano dele, no fim das contas. Enquanto isso, Homem de Ferro, Homem Formiga e a Vespa vão atrás do Hulk, que está (pasmem) trabalhando em um circo, disfarçado de robô.

Briga em todos os lugares:

Aí temos uma aventura solo do Thor, viajando até a ilha do silêncio para enfrentar o Loki. Rola uma luta muito mais ou menos envolvendo um troll, tornados e gás vulcânico, mas no fim Thor leva a melhor e derrota Loki.

Enquanto isso, os heróis atacam o Hulk. O Homem de Ferro chega a trocar algumas porradinhas, o Homem Formiga fica usando as formigas para montar armadilhas que não funcionam e a Vespa fica por ali precisando ser salva.

O Hulk vai fugindo, porque ele não quer conversar, não quer ser amigo de ninguém, mas também não quer massacrar todo mundo. A luta segue para uma fábrica de carros, onde o Hulk e o Homem de Ferro ficam jogando coisas pesadas e perigosas um no outro.

Homem de Ferro vs Hulk

O Final:

No meio da briga o Thor volta de Asgard trazendo o Loki (Odin liberou que ele tirasse Loki da ilha) e fala algo do tipo “Para a briga aê. A culpa é do meu irmão.”.

Quando tudo parece resolvido, Loki mostra um novo poder: ele se torna radioativo. Mas, de forma muito conveniente, algumas formigas acionam uma alavanca que abre um alçapão exatamente embaixo do Loki. Então Loki, o deus da trapaça, perde a luta caindo em buraco que o joga direto em um tanque de chumbo (lembrando que chumbo bloqueia radiação).

Finalmente, na última página, eles decidem ser um grupo. E a Vespa dá o nome: Vingadores!

Vingadores a origem

O que eu achei de Vingadores #1?

Eu gosto dessas histórias do começo da Marvel. Apesar dos roteiros serem bem bobos e das histórias serem bem malucos, existe toda uma inocência envolvida. Eu gosto como os personagens usam os poderes de formas criativas e de como as coisas correm muito rápido.

É uma obra prima do roteiro? Não é. Mas é divertido de ler porque é simples. Nesse sentido, é melhor do que histórias que tentam ser super amarradas, mas falham no final. Aqui é maluquice, heróis se batendo e solução brega no final. É isso aí.

Uma coisa que eu não sabia, é como a Vespa é mal usada nessas primeiras histórias. As vezes ela tenta alguma coisa, que normalmente falha. Mas o papel principal dela é ficar falando quem é bonito e quem é feio. O Thor é bonitão e o Hulk é feio e parece um monstro. A personalidade dela é ser a mulher a da equipe.

É uma boa história sim. É histórico.

Thor vs Loki

Então é isso, a primeira história dos Vingadores. Eu gostei de fazer.
Mas e você, gosta desse tipo de resenha? Acha que eu deveria resenhar a primeira história da Liga da Justiça? Ou de algum outro personagem?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 17 janeiro, 2023

    […] Vespa fez parte da origem dos Vingadores e foi a personagem feminina do time por muito tempo. Ela acaba sendo a garota refém e precisa ser […]

Deixe uma resposta