História de um Casamento – resenha sem spoilers
Salve, salve, seres humanos da terra.
Esses dias eu assisti ao filme História de um Casamento (Marriage Story) e resolvi dar meus pitacos à respeito, especialmente porque o filme está indicado ao Globo de Ouro.
Eu assisti por conta da Scarlett Johansson mesmo. Mas deixa isso para lá e vamos para a resenha.
História de um casamento – resenha
O filme conta a história de um casal, Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), em processo de divórcio. Ela é uma atriz e ele é diretor, ambos na mesma companhia de teatro em Nova York. E eles têm um filho, chamado Henry.
A Nicole é de Los Angeles e trabalhou em Hollywood, mas foi para Nova York para trabalhar no teatro alternativo de Nova York. O Charlie é nova iorquino até o osso e tem toda uma carreira com a sua companhia de teatro lá.
A treta começa mesmo porque a Nicole volta para Los Angeles (Hollywood fica lá) para trabalhar uma série e o filho, Henry, vai junto. Enquanto ela vai ajustando a vida lá, Charlie acha que ela deve voltar a qualquer momento, afinal, eles são uma família nova iorquina. Então isso vira uma briga judicial envolvendo o filho, com questões como: Onde ele vai morar? Guarda compartilhada? Quem fica com a guarda de quem? Essas paradas.
Enquanto isso, nós vamos sabendo mais sobre os personagens e suas complexidades. A narrativa do filme muda de ponto de vista em vários momentos e você vai sabendo como cada um deles parece para o outro e como uma narrativa de divórcio é mais complexa do que parece.
Então esse é o climão do filme, um casal que se amou algum dia, mas não se suportam mais, tretando no meio de um divórcio muito intenso.
O que eu achei de Marriage Story?
O filme é um dramão, de mais de 2 horas, mas funciona perfeitamente bem. Não tem guerra, nem lutas ninja-kung-fu, nem universos a serem salvos, mas o filme consegue te prender na cadeira do começo ao fim. O tempo todo você fica querendo saber o que vem depois e como que toda essa treta vai acabar.
O grande ponto, que funciona super bem no filme, é a complexidade dos personagens. A Nicole é complexa, o Charlie é complexo, os advogados são interessantes, a família da Nicole também é muito legal (a Merrit Wever está no filme). Até o filho pentelho do casal é interessante de alguma forma.
A Scarlett Johansson e o Adam Driver carregam o filme, o que é esperado já que é um filme de personagens. Os dois estão muito bem nos papéis e devem concorrer a vários prêmios esse ano.
É legal que o filme aborda as dificuldades do divórcio e vários outros temas em torno, como a própria complexidade das relações interpessoais como um todo. E isso é o máximo que eu posso falar sem dar um baita spoiler sobre as personalidades dos personagens.
Em resumo, o filme é bem legal, com personagens interessantes e uma narrativa em fluída e gostosa (apesar de incômoda em muitos momentos).
Ah sim, a Laura Dern está demais nesse filme também.
O roteiro e a direção são de Noah Baumbach.
Recomendo muito porque é um filmaço e é da Netflix. Então o ingresso já está pago.
Então é isso, História de um Casamento é um filme maneiro. Recomendo.
E você, já assistiu e quer comentar com alguém? Ficou interessado?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
O filme é muito comovente. Scarlett e Adam estão incríveis. Seus personagens estão extremamente humanizados, o que dificulta tomar partido de um dos dois ( como geralmente pode ocorrer). Ambos merecem os prêmios que virão! Ótima resenha!