A Origem da Liga da Justiça – JLA#9 (1960)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e está na hora de voltar a falar de Liga da Justiça da América. Esses dias eu falei da primeira aparição do grupo, mas hoje eu quero falar da história de origem do grupo. Sim, a primeira história não é a de origem. Então vamos nessa com a Origem da Liga da Justiça da América.

Eu já expliquei aqui que a primeira aparição da Liga foi em Brave and the Bold #28. Na história a Liga da Justiça já existe e o time enfrenta Starro com ajuda do Snapper Carr, um garoto que vira o amiguinho civil da equipe.

Justice League of America #9 (1960) – resenha:

Liga da Justiça 9

A história começa com Snapper chegando na base da Liga e encontrando os heróis fazendo uma arrumação na casa. Isso porque eles estão comemorando o aniversário da Liga. Então Snapper pede que eles contem como se conheceram e como foi essa primeira aventura. Foi há 3 anos atrás. E cada um conta uma parte dessa primeira aventura.

Caçador de Marte:

O Ajax estava de boa na cidade dele quando começa a perceber que as pessoas estão transformadas em pedra. Então ele vê um monstro de pedra transformando as pessoas em pedra. Ele lê a mente do monstro e assim descobre a trama da história.

Esse monstro é de uma raça de um planeta chamado Appelax. O planeta mandou 7 dos seus seres mais poderosos para a Terra. Cada um deles cai em um canto do planeta e eles devem montar um exército para combater e decidir quem vai ser o rei.

O Caçador de Marte derrota o gigante no soco (depois de ser atacado com fogo) e todo mundo que virou pedra volta ao normal. Então ele vai para outro ponto do planeta. Comento depois.

Caçador de Marte soco

Aquaman:

Aquaman encontra um monstro de vidro no fundo do mar. Esse monstra usa seu poder para transformar a vida marinha em vidro. Depois de passar um pouco dae perrengue, ele tem a ideia de usar peixes que fazem barulhos para vibrar e quebrar o vidro.

O monstro se espatifa e tudo volta ao normal. Então Aquaman vai para outro ponto do planeta.

Mulher Maravilha:

Outro dos monstros cai na Ilha Paraíso. Então a Mulher Maravilha se depara com um terrível monstro de Mercúrio líquido. Então ela usa seus poderes de amazona e seu laço mágico. Ela gira o bicho até ele evaporar e isso é suficiente para derrubar os efeitos do monstro.

Então ela parte para outro ponto do planeta.

Mulher Maravilha

Lanterna Verde:

O Lanterna Verde é o que mais passa perrengue, porque ele segue um dos meteoros com o monstro Apellaxiano e se descobre enfrentando um enorme pássaro dourado. O pássaro está fazendo com que pessoas e animais criem asas douradas. O problema é que o anel não funciona contra coisas amarelas. Então ele só pode atacar o monstro indiretamente.

O Lanterna consegue levar o monstro para baixo da cachoeira e congela a água com o monstro dentro. Então todo mundo volta ao normal. E o Lanterna vai para outro canto do planeta.

Flash:

O Flash encontra um monstro de fogo, também transformando pessoas em fogo. Flash tenta jogar água no monstro, mas ela evapora. Então ele tem aquela ideia de girar em torno do monstro tirando o oxigênio. O monstro apaga e já era.

E daí ele vai correndo para outro canto do mundo atrás de outro dos monstros. E chega por último.

Liga da Justiça:

Importante lembrar que Superman e Batman eram membros fundadores da Liga, mas eles sempre apareciam menos nas histórias.

Então os membros da Liga chegam no local do sexto meteoro. Chegando lá eles não encontram o monstro, mas já chegam sendo transformados em árvores 1 por 1.

Finalmente o monstro árvore aparece e começa a levar os heróis, agora transformados em árvore, com ele. Então os heróis começam a agir. Aquaman consegue se mover com toda a sua força, esbarra na mão do Lanterna, liberando o anel.

Um raio do anel libera a cabeça do Caçador, que dá um sopro, joga o Flash em cima da Mulher Maravilha que cai no raio do Lanterna e fica meio livre. Então meia Mulher Maravilha, consegue usar seu laço para laçar o monstro e derrotá-lo. E finalmente os heróis ficam livres.

E assim se deu a maior reunião de heróis.

Liga da Justiça 9

Superman e Batman:

O sétimo monstro caiu perto da Fortaleza da Solidão. Superman não consegue resolver sozinho, porque o meteoro tem kryptonita. Mas o Morcegão chega para salvar e leva a parada embora, deixando o Super libre para transformar um monstro de diamante em carcão com suas próprias mãos.

Então depois dessa luta com os Appelaxianos, os heróis resolveram se tornar a Liga da Justiça da América. E assim o time termina de contar a história para Snapper e para o Arqueiro Verde. E cantam uma musiquinha de aniversario.

Fim.

Liga da Justiça 9

O que eu achei da Origem da Liga da Justiça?

Essa história é muito clássica. Ela é bem bobinha, mas mostra muito de como era a indústria era na época. Qualquer ideia podia ser aproveitada (por mais doida que fosse), então gastava-se ideias em histórias muito curtas. Cada monstro elemental desses daria uma história por si só. Mas daí conseguem colocar tudo isso em 28 páginas. Sensacional.

Outra coisa é que, mesmo em gibi de equipe, os personagens sempre se separam para enfrentar as coisas. E tem o Superman e Batman como membros um pouco mais distantes.

Uma curiosidade é que a Mulher Maravilha é a chefe durante a arrumação da base.

Adorei ler isso. Mesmo não sendo tão bom.

Essa história foi recontada em Liga da Justiça: Ano Um, já em 1998. Eu ainda vou resenhar essa história aqui. Aguardem.

Liga da Justiça 9

Então é isso aí. A origem da liga contra a transformação em árvore. Muito bom.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta