Memória – Planetary 11 e 12 (parte 8)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu continua com a minha série de resenhas de Planetary. Planetary, para mim, é um dos quadrinhos mais importantes do século 20 e eu explico isso lá no primeiro post dessa série. Se ainda não leu, vai lá do começo e vem lendo que vale a pena. Então vamos lá com Mundo Frio e Memória Nublada.

Então vamos lá com as edições de hoje. Hoje eu quero falar das edições 11 e 12. Relembrando. Na edição 10, Elijah Snow decide que deve parar de ser passivo e procurar um tal de John Stone. Ele sabe que está sendo enganado, mas não sabe por quem e nem porque.

Mundo Frio – Planetary #11

Mundo Frio Planetary 11

A história começa em uma cena de ação que se passa em 1969. Uma vilã, que logo saberemos que se chama Noiva, e seus padrinhos estão com uma série de agentes como reféns. Esses reféns são de uma agência chamada Storm e ela está ameaçando um sr. Stone (é o John Stone) para pegar alguns códigos.

Porém, o tal do John Stone é um super agente no melhor estilo James Bond super vitaminado. Então ele ativa seu traje relâmpago que faz com que ele fique super rápido e poderoso. O botão que ativa o traje fica embaixo da unha dele e isso é muito legal.

Mundo Frio Planetary 11

Com algumas traquitanas ele derrota a Noiva, que tenta fugir com sua nave (que parece conseguir viajar pela Sangria), mas John Stone corta a mangueira de combustível com uma Bala Serra (isso é muito maneiro). Antes que ela possa fugir, ela tenta atirar no espião com um raio ótico, mas acaba sendo congelada e quebrada por um jovem Elijah que estava dentro de sua nave.

Foi assim que Elijah Snow e John Stone se conheceram.

Mundo Frio Planetary 11

Atualmente (ano 2000):

John Snow se encontra com John Stone em um lugar onde os campos eletromagnéticos são todos zoados (por isso não podem ser monitorados). O motivo desse lugar ser zoado é uma história bem legal, mas você vai ter que ler.

Eles começam a conversar, Snow fala que tem vários buracos em sua memória e que ele não lembra de um monte de coisas que deveria lembrar. Ele pergunta sobre William Leather (dos 4), e os dois ficam contando histórias que o Snow não lembra muito. Então surge a pergunta que Leather fez para ele, “Quem ganha com a sua perda de memória”?

Mundo Frio Planetary 11

John Stone ajuda ele a entender algumas coisas. Algumas informações importantes: O Planetary não sabe sobre John Stone. Stone também não envelhece de forma normal. Snow esteve no Nautilus em 1959, mas não se lembra.

Então, finalmente, John Stone cita o Guia Planetary de 1931 e John Snow sofre um colapse nervoso. Ele começa a se lembrar de várias coisas (rolam vários flashbacks que eu comento mais para frente). Muita coisa voltou, mas não tudo.

Por fim ele diz saber que Stone trabalha para Anna Hark e para ele ficar disponível para ser interrogado. E na última página ele manda: Já sei quem é o quarto homem.

Mundo Frio Planetary 11

Memória Nublada – Planetary #12:

Memória Nublada planetary 12

Essa é a edição lavação de roupa suja do Elijah Snow, agora com parte da memória recuperada, com o Baterista e a Jakita. A história começa com Eljah sentado no escuro esperando os dois. A Jakita chega dando bronca porque ele pegou um helicóptero sem permissão e piriri pororo, mas o Elijah já toma conta da conversa e começa a brigar com eles.

Então ele pergunta sobre os tais Guias Planetary, livros secretos publicados anualmente de forma clandestina desde 1925. Então ele começa a falar que lembra de algumas coisas, de viver umas aventuras muito loucas durante toda a vida, mas que não lembrava dos Guias Planetary. A pergunta é, “porque?”. Ele conta que conheceu Sherlock Holmes (tem um flahsback) e que sabe quem é o Quarto Homem.

Memória Nublada planetary 12

Então a história segue para o clímax de sua primeira metade. Elijah sai do prédio onde eles estão e começa a andar, atravessando a rua para o Central Park. Enquanto caminha ele conta algumas coisas para Jakita e para o Baterista. Fala que quer abrir os arquivos sobre John Stone e começa a ligar com o caso da Transnave. (Essas relações vão ser tratadas em edições futuras).

Finalmente ele faz a grande revelação. Ele, Elijah Snow é o Quarto Homem.

Memória Nublada planetary 12

Consequências:

Resumindo o que se segue com revelações pontuais. Alguém muito poderoso e do mal (os 4), derrotaram o Planetary em algum momento (vai ser explicado na edição seguinte) e ameaçou matar todo mundo caso o Elijah não se submetesse aos bloqueios de memória. Ele não deveria voltar, já que voltar significaria o recomeço de uma guerra contra as quatro pessoas mais perigosas do planeta. Jakita fala do Ambrose Chase e de Jack Carter, destravando mais memórias de Snow.

Memória Nublada planetary 12

Por fim, eles conversam sobre os bloqueios. Agora que os Bloqueios caíram eles virão atrás da Planetary. “E nós estamos lascados”. Então Elijah paga a real que vai dar o tom de toda a série a partir daqui.

“Não. Não estamos lascados. Eles estão. Eu voltei. O jogo continua. E quero que eles saibam.”

Memória Nublada planetary 12

E a história acaba com Elijah Snow fazendo um 4 gigante no meio do central park, para que os 4 saibam que ele está de volta. Então assim acaba a edição com uma câmera em um satélite dos 4 observando a Terra. Agora a briga é para valer.

Fim da edição.

O futuro:

Essas são as duas últimas edições do segundo encadernado. Daqui para frente, começa de fato a luta entre o Planetary e os 4, mas ainda com muitas edições de Flashback, já que Elijah está ligado a toda a história do século 20. Ainda não sabemos o passado da Jakita nem do Baterista. E nem qual a história dos 4 exatamente.

Mas o que empolga mesmo é o confronto entre os dois grupos. Daqui para frente essa série vira outra coisa totalmente mais explosiva.

O que eu acho dessas de Mundo Frio e Memória Nublada?

Relendo pela muitésima vez, eu não acho essas edições tão legais. Até metade delas são flashbacks e discussões sobre coisas que ainda vão acontecer no futuro. E a outra metade é o plot twist do Quarto Homem.

O plot twist é muito legal! Eu fiquei impactado na primeira vez que li, mas já li tanto que não me toca mais. É muito legal ver a volta do Eljah marrento que chama os 4 para a briga sem dó, é claro.

Eu adoro a primeira metade da edição 11 com a história maluca de espião com o John Stone e adoro esse final da edição 12. Mas o fim da edição 11 e o começo da 12 é meio repeteco para quem já conhece a história de cabo a rabo.

São ótimas histórias, mas são histórias meio.

Então é isso, Elijah Snow é o quarto homem. E o jogo continua.
E você, já leu Planetary? Está acompanhando por aqui (acho que ninguém faz isso)?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. 5 fevereiro, 2023

    coursework research https://courseworkninja.com/

  2. 5 fevereiro, 2023
  3. 5 fevereiro, 2023

    creative writing coursework ideas https://coursework-expert.com/

  4. 5 fevereiro, 2023
  5. 8 fevereiro, 2023

    online free dating service https://sexanddatingonline.com/

  6. 8 fevereiro, 2023

    absolutely free online dating sites https://onlinedatingsuccessguide.com/

  7. 8 fevereiro, 2023

    best singles website https://onlinedatinghunks.com/

Deixe uma resposta