Caça à Raposa – (Secret Origins #39 e Homem Animal #10) (parte 5)

Salve, salve, seres humanos da terra.
Depois de um breve hiato para falar de Planetary, volto com minha série de resenhas para começar a falar do segundo encadernado do Homem Animal, fase do Grant Morrison. Hoje vou falar da Origem Secreta do personagem e da edição 10, chamada de Caça à Raposa.

Homem Animal Origem das Espécies encadernado capa

Essas duas histórias que eu vou falar hoje começam o segundo encadernado da fase do Morrison no Homem Animal.

Até agora:

A partir da edição 10 as coisas vão ficar muito mais metalinguísticas. Daqui para frente é só loucura. Então vem comigo.

Origens Secretas #39:

Origens Secretas 39

Depois da primeira Crise, em 1986, a DC começou a lançar uma revista mensal chamada Secret Origins, que recontava a origem dos personagens que agora estavam realocados na nova cronologia da DC. Lembrando que, antes da Crise, havia um multiverso e todos os personagens remanescentes foram inseridos na cronologia de um único universo. Então essas novas origens iriam deixar claro como as coisas se encaixavam.

Personagens como Mulher Maravilha, que foram rebootados, tiveram que se adequar à nova cronologia, assim como personagens realocados, como a Caçadora, que era filha do Batman com a Mulher Gato na Terra 2, mas ganhou uma origem totalmente nova (que talvez você conheça) como Helena Bertinelli, filha de mafiosos que odeia as máfias.

Em Abril de 1989 saiu a Secret Origins 39, com a Origem secreta do Homem Animal e do Man-Bat (Morcego Humano). Nesse encadernado veio só a parte do Homem Animal. Então vamos à história.

Mito de Criação:

A história começa com o Homem Animal testando os poderes, que ainda estão zoados, mas logo percebemos que isso não é o importante da história. Logo vê-se que ele está sendo observado por alienígenas amarelos que estão em um lugar estranho.

Os alienígenas foram acordados por algo chamado de “a viajante” e estão de olho no herói. Eles ficam intrigados com o fato dos poderes dele estarem zoados, mas principalmente com o fato de Buddy parecer mais jovem. Então eles decidem rever a história do Homem Animal como eles a conhecem.

Secret Origins 39 yellow aliens

Então temos um flashback da primeira história do animal, com ele sendo atingido por uma explosão ganhando poderes animais e enfrentando animais de circo. O legal é que ele logo encontra a nave e aceita numa boa a hipótese da explosão ter dado poderes a ele. Os alienígenas até comentam sobre como as coisas eram mais simples na época.

Daí vem um segundo flashback da segunda história, onde alienígenas amarelos (iguais a esses que estamos vendo) invadem a Terra e são expulsos pelo Homem Animal. O que da a entender é que, esse dois alienígenas são “mestres secretos” da história da Terra e vieram, na verdade para fazer com que o Homem Animal fosse um super-herói.

Mas, na verdade, eles controlam as histórias e estão preocupados porque algum evento catastrófico (a Crise nas Infinitas Terras) mudou muito esse mundo, por consequência o Homem Animal. E a história termina com eles dizendo que uma cirurgia precisa ser feita nesse extrato.

Caça à Raposa – Homem Animal #10

Homem Animal 10 caça à raposa capa

Essa edição foi publicada no mesmo mês que a Secret Origins 39 e continua a história, já contando com os alienígenas amarelos.

A história começa com a Vixen (aquela super heroína que também tem poderes animais) fugindo de alguma coisa invisível e, em paralelo, uma raposa fugindo de caçadores. O Homem Animal salva a raposa (ele está apoiando um grupo que boicota caçadas), enquanto Vixen consegue escapar pegando uma Avião e chegando até a casa do Homem Animal.

No Arkham, o físico Highwater (o cara sem passado que apareceu nas edições 8 e 9) procura o Pirata Psíquico. Ele é abordado pelo Chapeleiro Louco que afirma que todos são “apenas palavras em uma página”. Ele conversa com o Pirata Psíquico, que afirma que tem medo de “ser apagado da cronologia”. Tem um papel amassado no chão, que Highwater pega e descobre ser páginas da antiga revista do Homem Animal, contra os alienígenas amarelos (Strange Adventures 184).

Chapeleiro Louco em Homem Animal 10 caça à raposa
Somos apenas palavras em uma página.
Somos só um roteiro feito nas coxas pra cumprir prazo.

Algum autorzinho de meia-tigela tá escrevendo nossas vidas!

Na casa dos Baker, o Homem Animal conversa com a Vixen, que conta a origem dos poderes dela e que tem um novo líder maligno dominando sua terra natal, um tal de Hamed Ali (vai ser importante mais para frente). Então ela conta que está sendo caçada por coisas invisíveis e aí as coisas invisíveis chegam.

Quando você acha que vai rola um quebra pau, uma das criaturas olha para o Homem Animal e ele se desintegra, parte por parte. Então os aliens amarelos aparecem e dizem “Nós estamos no comando agora.”. E a edição acaba.

em Homem Animal 10 caça à raposa

Um detalhe:

Na parte do Highwater, tem um trecho de um garoto falando de uma história com o pai e uma raposa. Mas isso só vai fazer sentido muito mais para frente.

O que eu achei de Caça à Raposa?

Vários personagens são remodelados e repensados o tempo todo durante a longa vida história dos quadrinhos. Todo mundo já está acostumado com as incongruências e com as gambiarras que isso causam. Mas está tudo bem.

Porém, como o Morrison, resolveu fazer uma história metalinguística com o Homem Animal, ele pega essa suposta “necessidade de renovação” do personagem e transforma isso na base central da história.

Então durante toda a fase do Morrison, veremos esses aliens amarelos (e outros agentes) destruindo e reconstruindo o personagem das mais diversas formas e isso tudo tem a ver com a própria indústria dos quadrinhos. Isso vai ficar claro mais para frente, mas as pistas já estão por aí.

Então me acompanhe por essa jornada, porque ela vai ser muito recompensadora.

Concluindo:

Toda a fase do Morrison saiu em 3 encadernados pela Panini. Essas duas edições estão no segundo encadernado que você pode comprar pela Amazon clicando aqui.


Então é isso, esse foi o quinto post dessa série das histórias do Homem Animal. Eu adoro essa fase.
E você, já tinha lido? Achou tudo uma maluquice? Gosta de raposa?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço e tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 25 abril, 2023

    […] relembrando. Aggretsuko conta a história de Retsuko, uma rapozinha um panda vermelho (que parece uma raposinha) em um mundo de animais antropomórficos. Ela tem […]

  2. 12 setembro, 2024

    […] é fantástico. E isso é superado pela expressividade que ela coloca nos olhares dos bichos. A raposa mordendo a pata (reparou que ela está de aliança?). A outra raposa em preto, que é uma […]

Deixe uma resposta