Novos Deuses, de Jack Kirby – resenha

Salve, salve, seres humanos e Novos Deuses.
Já faz um tempo que eu estive no Rio de Janeiro e passei por um sebo lá, onde eu encontrei uma edição de Novos Deuses, um clássico do Jack Kirby na DC. Eu li e agora tomei vergonha na cara de falar desse clássico. Então vamos lá.

Novos Deuses

Novos Deuses é um quadrinho dos anos 70 (1971), mas que só saiu no Brasil pela Opera Graphica em 2001, em três pequenos encadernadinhos com 4 edições do origina em cada uma. É nessa história onde surgem pela primeira vez os heróis de Nova Gênesis, Orion, Magtron, Pai Celestial, Forrageador e vários outros. Mas, ainda mais importante, é nessa série onde surgem os vilões de Apokolips: Darkseid, Kalibak, Dessaad, dentre outros.

O grande herói da história é Orion, mas o maior legado desses personagens do 4º mundo foram mesmo o Darkseid e o Senhor Milagre.

Contexto histórico:

O Kirby já fazia quadrinho desde os anos 40, quando ele criou o Capitão América. Ele tinha trabalhado nessa proto-Marvel, mas logo foi para a DC, com Desafiadores do Desconhecido, Sandman (aquele vermelho e amarelo), Manhunter, Legião Jovem, dentre outras coisas. Nos anos 60 ele voltou para criar a Era Marvel junto com o Stan Lee, quando criaram Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Galactus e um monte de outros personagens. Nesse período, Jack Kirby trabalhou com quase tudo da Marvel, inclusive com o Thor.

Nos anos 70 ele briga com o Stan Lee e sai da Marvel. Então a DC chama ele mais uma vez, dessa vez com carta branca para “escrever e desenhar o que você quiser”. E é aí que surge as 3 séries que ficaram conhecidas como O Quarto Mundo de Kirby:

  • Senhor Milagre
  • Forever People (Povo da Eternidade)
  • e Novos Deuses (que essa série que eu vou falar hoje).

O Kirby planejava um Ragnarok que seria, de fato, o fim de todo o universo do Thor, mas criaria uma nova mitologia com Novos Deuses. A ideia não foi para frente na Marvel, mas Kirby seguiu com ela para DC. Então esse é o Quarto Mundo do Kirby, uma nova mitologia pós Ragnarok.

Novos Deuses foi cancelado na edição 11 e só veio a ter um final em 85. As 11 edições de 1971 e essa edição extra de 85 compõe os 3 encadernados.

Vamos lá falar da história

Novos Deuses

Novos Deuses!

Novos Deuses conta a história da grande guerra entre Orion, o campeão porradeiro de Nova Genesis, e Darkseid, o lorde maligno de Apokolips.

O legal é que a história já começa mostrando que os dois planetas surgiram depois da guerra de destruiu os Velhos Deuses, que são, claramente, os Asgardianos. Mas, logo depois, o tempo avança e já começa com a guerra nos tempos atuais, ou seja, pula toda a origem dos Novos Deuses, que só vai ser contada mais para frente.

A história começa com Orion sendo chamado à Nova Genesis e descobrindo que Darkseid está próximo de conseguir a Equação Antivida. Ele é instruído a viajar para Apokolips e depois para a Terra. Em Apokolips ele descobre que Darkseid não está lá, mas encontra 4 humanos que foram sequestrados para ter suas mentes sondadas. Isso o leva a terra, que vai ser o campo de batalha para a guerra secreta dos Novos Deuses.

Enquanto Orion tenta descobrir e frustar os planos de Darkseid, novos personagens são inseridos aumentando a mitologia de Apokolips e Nova Genesis. Os Seis Abissais, Mantis, Corredor Negro, Dan Turpin, Kalibak, Desaad, Magtron, Forrageador e vários outros são criados e desenvolvidos durante a história.

Além da história da guerra, durante todo o arco, vamos descobrindo a história secreta de Orion e do estranho pacto entre o Pai Celestial e Darkseid.

O Pacto:

Resumindo muito: Os dois povos entram em guerra quando Steppenwolf (aquele do filme da Liga da Justiça) mata a mulher de Izaya, o Pai Celestial. A Guerra segue, sempre escalando até que, para conseguir acabar com o conflito um pacto é selado. Pai Celestial e Darkseid trocam seus filhos para selar a paz. Então Orion, filho de Darkseid e Tigra, é criado por Izaya, enquanto um de seus filhos é dado para ser criado (e quebrado) em Apokolips. Esse outro garoto é Scott Free, que se tornará o Senhor Milagre.

Então, um dos grandes dramas da história é a história do Orion. Ele é um nobre guerreiro, mas tem medo de sucumbir ao seu lado maligno se tornando um monstro (fisicamente inclusive). Além disso, ele sabe que seu destino é enfrentar Darkseid (seu pai) e Kalibak (seu irmão).

A edição 11 acaba com a Terra sendo salva e o confronto final entre Orion e Kalibak. Mas acontece que a batalha entre Orion e Darkseid só vai acontecer mesmo na edição “extra” que saiu em 85. Ou seja, as pessoas tiveram que esperar 14 anos para ver o fim dessa história.

O que eu achei de Novos Deuses?

Existe um motivo para que o Jack Kirby de rei dos quadrinhos. O cara é um monstro sagrado da criatividade. Novos Deuses é um pouco datado sim, mas ainda hoje funciona como uma baita obra. O cara sai jogando conceito em cima de conceito de uma forma que te deixa perdido e super interessado ao mesmo tempo.

A história tem uma ou outra barriga, mas no geral, te guia muito bem por uma épica guerra de super deuses pelo destino da terra. O Orion é um protagonista meio chato com toda a sua coisa de “guerreiro sério, sofrido e deslocado”, mas é sensacional para quem gosta de uma boa porradaria. É um cara que vai para cima mesmo e trava brigas épicas contra tudo e todos. A primeira fala dele no gibi é a seguinte:

Eu ouvi a palavra… e a palavra é BATALHA.

A história é muito maneira e tudo vai se encaixando de formas muito interessantes, com momentos da guerra atual se intercalando com o background de Nova Genesis e Apokolips.

Novos Deuses

Em resumo:

Novos Deuses é um clássico que deixou grandes personagens e conceitos para serem usados pela DC. Toda mega saga tem alguma coisa envolvendo o Quarto Mundo de alguma forma e toda essa fase do Kirby é essencial para quem quer entender coisas como Crise Final e Multiversity.

Vida longa a Jack Kirby, o rei dos quadrinhos!

Uma novidade: Novos Deuses está saindo em encadernado de luxo pela Eaglemoss. Essa saga toda deve sair em 2 partes, já que a primeira vai das edições 1 a 6 do original.

Compre pela Amazon e ajude o site a crescer:

Então é isso, um clássico dos quadrinhos que deveria ter lido antes.
E você, já leu o Quarto Mundo do Kirby?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. 5 fevereiro, 2023

    coursework history https://brainycoursework.com/

  2. 5 fevereiro, 2023

    coursework questions https://courseworkninja.com/

  3. 5 fevereiro, 2023
  4. 5 fevereiro, 2023
  5. 5 fevereiro, 2023

    coursework paper https://buycoursework.org/

  6. 8 fevereiro, 2023
  7. 8 fevereiro, 2023

    senior singles chat https://onlinedatinghunks.com/

  8. 8 fevereiro, 2023

    free websites to meet single women https://freewebdating.net/

  9. 20 dezembro, 2023

    […] (mexicacopas) que estão prestes a ter a maior honra de suas vidas: ser sacrificadas para os deuses. Uma delas está bem resoluta em cumprir seu papel, mas a outra das moças não está muito a fim […]

  10. 19 fevereiro, 2024

    […] Orion é um garoto medroso. Ele tem medo de tudo, uma ansiedade brutal onde ele imagina que coisas horríveis vão acontecer mesmo em eventos muito simples. Ele começa narrando seus medos com seu caderninho (onde ele desenha), sofre um pouquinho de bullying ali e tal. Mas a coisa começa a ficar mágica mesmo, quando ele vai dormir e revela para nós que seu maior medo é o escuro. […]

Deixe uma resposta